Definição – O que significa Windows Sockets (Winsock)?
Um Windows sockets (Winsock) é uma interface de programação de aplicativo (API) que permite a comunicação entre o software de rede do Windows e os serviços de rede, como o protocolo de controle de transmissão / protocolo da Internet (TCP / IP). O Winsock é baseado na interface de sockets Berkeley Unix.
Definirtec explica Windows Sockets (Winsock)
Windows sockets API (WSA) é a especificação técnica para Windows sockets. Inclui as rotinas de estilo de soquete Berkeley, bem como um conjunto de extensões específicas do Windows. Os sockets do Windows fornecem uma interface padrão entre os aplicativos clientes TCP / IP do Windows e o conjunto de protocolos TCP / IP subjacente.
Os sistemas operacionais (SO) como o Windows 95 e o Windows NT incluem uma camada de link de dados chamada winsock.dll, que ajuda a fazer os programas do Windows e os serviços TCP / IP funcionarem juntos. Além da versão da Microsoft winsock.dll, também existem outras versões do winsock.dll disponíveis como freeware e shareware. Como não há um padrão específico definido para a API de soquetes do Windows, cada implementação é exclusiva.
O programa Winsock está incluído como parte do sistema operacional do Microsoft Windows. Uma interface Winsock também está disponível para Mac OS. Organizações como a Chameleon oferecem um pacote que consiste em um navegador da Web, um utilitário de protocolo de transferência de arquivos, utilitário de correio e outros utilitários. No sistema operacional Unix, sockets e TCP / IP são projetados para rodar diretamente com programas de aplicação Unix sem requerer um equivalente Winsock.
A especificação da API de sockets do Windows consiste em dois tipos de interfaces. Isso inclui uma API para desenvolvedores de aplicativos e uma interface de provedor de serviços para desenvolvedores de software de rede para criar e adicionar novos protocolos de rede.