Definição – o que significa Central Processing Unit Socket (CPU Socket)?
Um soquete de CPU é um único conector entre um microprocessador e a placa-mãe. Um soquete de CPU é uma montagem distinta usada apenas para a CPU na placa-mãe para garantir a inserção correta do chip de circuito. Facilita o acesso à CPU e evita danos quando uma unidade é inserida ou removida. Um soquete de CPU também possui uma trava para evitar o movimento da CPU e seu design ajuda a proteger a colocação do dissipador de calor acima da CPU.
A maioria dos PCs e uma variedade de sistemas de servidor possuem soquetes de CPU. Alguns laptops e certos tipos de servidores não usam um soquete de CPU, mas têm um estilo de processador totalmente diferente. Geralmente, as plataformas de soquete da CPU são chaveadas para a inserção correta.
Um soquete de CPU também é conhecido como slot de CPU.
Definirtec explica o soquete da unidade de processamento central (soquete da CPU)
Processadores e soquetes de CPU modernos são baseados em uma arquitetura PGA (pin grid array). PGA é um tipo de pacote usado para circuitos integrados (IC), como um microprocessador. É basicamente um quadrado com alfinetes que se organizam abaixo da embalagem. Os pinos são espaçados aproximadamente 0.1 polegadas (2.54 mm) para cobrir uma parte ou toda a parte de baixo da embalagem.
Um soquete de CPU tem o formato de um quadrado ou retângulo e é feito de plástico durável e resistente ao calor e contatos de metal para pinos ou terminais, além de uma trava ou alavanca de metal. Centenas de minúsculos orifícios cobrem a superfície do invólucro de plástico, e a cor do plástico geralmente é marrom claro ou vinho, dependendo do fabricante.
Chips com alto número de pinagens geralmente usam tomadas de matriz de grade de terra (LGA) ou de força de inserção zero (ZIF). Os soquetes LGA aplicam uma força firme com uma placa de superfície e os soquetes ZIF aplicam uma força de compressão com uma alça. Cada método garante que, após a inserção, os pinos não sejam danificados ou quebrados.
Um soquete de CPU é projetado especificamente para uma CPU particular e geralmente não é intercambiável com outros tipos de processadores. Em muitos casos, os fabricantes classificam os soquetes em grupos. Um soquete pode ser identificado em seu lado por um número de identificação de três a cinco dígitos. O número de ID garante que a CPU use o soquete de CPU correto.