Definição – o que significa som monofônico?
O som monoaural é um sistema de áudio no qual os sinais de áudio são mixados e, em seguida, roteados por um único canal de áudio. Considerado mais barato para reprodução e gravação de áudio, já que apenas aparelhos básicos são necessários, ele é usado principalmente em aparelhos auditivos, comunicações por telefone celular, sistemas de som e comunicações por rádio. Mono é o formato de áudio preferido quando o foco está na clareza de um único som amplificado ou voz.
O som monofônico também é conhecido como som monofônico ou simplesmente mono.
Definirtec explica Monaural Sound
O som monoaural é o formato básico para saída de som. No caso de reprodução de som mono, apenas um único microfone e alto-falante são necessários. Também é o mesmo para a gravação de som mono. No caso de vários fones de ouvido ou alto-falantes, os sinais de som são mixados e então alimentados por um caminho de sinal comum. Semelhante ao som estéreo, o mono pode ser visto na maioria dos rádios FM, formatos de TV e VCR orientados para estéreo NICAM, fitas de áudio compactas e Minidiscs. No entanto, não é usado em CDs de áudio e fitas de 8 trilhas.
Um dos maiores benefícios do uso de som mono é o fato de que o mesmo nível de som atinge todos os ouvintes. Em outras palavras, ao contrário dos sistemas de áudio estéreo, os sistemas monofônicos não transmitem nenhuma sensação de localização ou profundidade. Este fator é aproveitado em sistemas mono bem projetados para reforço e inteligibilidade da fala. Comparado a um sinal de áudio estereofônico, um sinal mono tem melhor intensidade de sinal com a mesma potência.
Exemplos de sistemas de som mono são sistemas de cluster dividido mono e clusters centrais de canal único.