Definição – o que significa solicitação de interrupção (IRQ)?
Uma solicitação de interrupção (IRQ) é um sinal assíncrono enviado de um dispositivo a um processador, indicando que, para processar uma solicitação, é necessária atenção. Um IRQ de hardware é induzido por um periférico de hardware ou solicitação de dispositivo, enquanto um IRQ de software é induzido por uma instrução de software. Ambos resultam em economia de status do processador e voltam a servir o IRQ usando uma rotina de tratamento de interrupção.
Definirtec explica o pedido de interrupção (IRQ)
As interrupções são comumente usadas para implementar multitarefa de computação e eliminar efetivamente a necessidade de o processador fazer a amostragem (pesquisar) as linhas enquanto espera por eventos externos.
Um IRQ é servido ao processador por controladores de interrupção programáveis (PICs), que priorizam e gerenciam as interrupções para o processador. Um dispositivo bem conhecido na arquitetura de computador pessoal (PC) é o Intel 8259A PIC, que mais tarde foi suplantado pelos PICs avançados (APICs), mas continua a ser usado hoje.
As interrupções podem ser disparadas por nível ou por borda. As interrupções disparadas por nível indicam que a linha é mantida pelo dispositivo em um nível ativo, disparando a interrupção até que seja servida. As interrupções acionadas por borda indicam que o dispositivo aciona a linha brevemente do nível 1 ao 0 (ou vice-versa). Espera-se que o PIC capture esse gatilho e faça a manutenção da interrupção.
Os níveis de IRQ são alocados aos dispositivos para indicar suas identidades. Por exemplo, em um PC, IRQ0 a IRQ15 denotam os 16 níveis associados com o mouse, teclado, porta serial, placa de som, controlador de disquete e os canais primário / secundário de conexão de tecnologia avançada (ATA) usados para dispositivos de disco rígido.
Quando dois dispositivos usam o mesmo nível, ocorrem conflitos de IRQ. Hoje, os dispositivos USB plug and play (PnP) praticamente eliminaram esse problema.