Definição – O que significa Software, Plataforma, Modelo de Infraestrutura (Modelo SPI)?
O modelo de software, plataforma e infraestrutura (SPI) é um termo que abrange três tipos populares de serviços de computação em nuvem:
- Software como Serviço (SaaS)
- Plataforma como serviço (PaaS)
- Infraestrutura como serviço (IaaS)
Este modelo pode ser útil na combinação de vários tipos de serviços de fornecedores para uso comercial.
Definirtec explica Software, Plataforma, Modelo de Infraestrutura (Modelo SPI)
Tentar entender o modelo SPI envolve algumas caracterizações de diferentes tipos de serviços de computação em nuvem:
- SaaS: Inclui aplicativos da Web autônomos que oferecem suporte a várias funções de computação
- PaaS: oferece um melhor ambiente de software ou plataforma por meio de modelos de entrega de computação em nuvem
- IaaS: Refere-se ao hardware e software fornecidos pelo fornecedor
O modelo SPI analisa esses três serviços de forma integrada, seja para diferenciá-los ou oferecer computação em nuvem combinada que fornece dois ou mais serviços combinados. Os especialistas notaram que, por si só, a infraestrutura nem sempre é útil porque, para ajudar as empresas a usar os serviços existentes, ela pode ser fornecida com base no SaaS / PaaS.
Um exemplo é uma situação em que uma empresa pede aplicativos ou plataformas de fornecedores de nuvem. Em alguns casos, a empresa pode precisar de hardware específico para utilizar esses serviços, como ao exibir software ou dados de serviço de plataforma. Aqui, a empresa de computação em nuvem pode enviar servidores, computadores ou outras peças de hardware que ajudam a empresa a utilizar serviços fornecidos pela nuvem.
O modelo SPI está se tornando útil à medida que as empresas usam cada vez mais a Web para obter itens para fins operacionais. A computação em nuvem oferece benefícios substanciais em relação às infraestruturas de TI de origem local. É por isso que a computação em nuvem está se expandindo e se tornando mais complexa nos mercados atuais.