Definição – O que significa Software Livre e de Código Aberto (FOSS)?
O software livre e de código aberto (FOSS) permite que usuários e programadores editem, modifiquem ou reutilizem o código-fonte do software. Isso dá aos desenvolvedores a oportunidade de melhorar a funcionalidade do programa, modificando-o.
O termo “gratuito” indica que o software não tem restrições de direitos autorais. O termo “código aberto” indica que o software está em sua forma de projeto, permitindo o desenvolvimento de software fácil de desenvolvedores especialistas que colaboram em todo o mundo sem a necessidade de engenharia reversa.
O software livre e de código aberto também pode ser referido como software de código aberto livre / libre (FLOSS) ou software de código aberto / livre (F / OSS).
Definirtec explica Software Livre e de Código Aberto (FOSS)
Antes de 1960, a maioria dos softwares era abertamente acessível e livre porque as ferramentas de software exigiam um esforço de desenvolvimento relativamente simples. Conforme a complexidade dos aplicativos de software cresceu, isso levou a maiores esforços de desenvolvimento de pacotes de software, tornando o licenciamento de software uma tendência de mercado. Eventualmente, os desenvolvedores encontraram técnicas para evitar o uso de software multicomputador, como o uso de chaves de produto e ativação pela Internet. Com o uso generalizado da Internet, essas técnicas se tornaram essenciais para os desenvolvedores recuperarem os lucros de seus esforços.
O FOSS surgiu como resultado da necessidade de esforço colaborativo gratuito em projetos complicados e caros. Hoje, muitos projetos FOSS estão disponíveis para desenvolvedores ativos.