Definição – o que significa software de recuperação de desastres?
O software de recuperação de desastres é um tipo de programa usado para facilitar o planejamento preventivo e a execução de eventos catastróficos que têm a capacidade de danificar gravemente um computador, rede ou servidor. O software geralmente é um pacote completo voltado para operações de backup e restauração para diferentes aplicativos e situações.
O software de recuperação de desastres costuma ser associado às soluções de recuperação de desastres como serviço (DRaaS), que são instaladas em servidores e computadores para facilitar o backup, a sincronização e a recuperação de dados / arquivos.
Definirtec explica software de recuperação de desastres
O software de recuperação de desastres pode ser visto como uma solução de backup e restauração e difere drasticamente, dependendo do fabricante.
Por exemplo, alguns programas são projetados para trabalhar com soluções de backup e recuperação de desastres de computação em nuvem, enquanto outros são usados para backups remotos fora do local, disco para disco ou imagem de backup para dispositivos de armazenamento externos. O software de recuperação de desastres é geralmente usado como um watchdog de monitoramento “sempre ativo” que rastreia todas as alterações em sistemas protegidos e garante o backup dessas alterações.
Além disso, normalmente inclui uma solução de recuperação instantânea, caso seja necessário este tipo de backup. Com uma solução de computação em nuvem, uma opção de failover instantâneo geralmente está presente para que, se o sistema principal não estiver disponível, todos os processos sejam entregues às máquinas virtuais (VM) em espera para obter continuidade.