Definição – o que significa software de planilha?
O software de planilha é um aplicativo capaz de organizar, armazenar e analisar dados em forma tabular. O aplicativo pode fornecer simulação digital de planilhas de contabilidade em papel. Eles também podem ter várias planilhas interagindo com dados representados em texto, numérico ou em forma gráfica. Com esses recursos, o software de planilha substituiu muitos sistemas baseados em papel, especialmente no mundo dos negócios. Originalmente desenvolvido como um auxílio para tarefas de contabilidade e escrituração, planilhas agora são amplamente utilizadas em outros contextos onde listas tabulares podem ser usadas, modificadas e colaboradas.
O software de planilha também é conhecido como programa de planilha ou aplicativo de planilha.
Definirtec explica o software de planilha
Em comparação aos processadores de texto, o software de planilha oferece uma vantagem distinta ao trabalhar com números. Cálculos e funcionalidades são mais fáceis de representar em planilhas do que em processadores de texto e, portanto, o manuseio de dados eficaz é possível. O software de planilha também fornece apresentação flexível de dados. Este software é capaz de interagir com bancos de dados, pode preencher campos e também pode ajudar na automação da criação e modificação de dados. O software de planilha pode ser compartilhado online e offline e permite fácil colaboração.
Os dados da planilha são representados por células, organizados em linhas e colunas e podem ser textuais ou numéricos. Recursos como expressões condicionais, funções para operar em texto e números também estão disponíveis em planilhas. Os cálculos podem ser automatizados e as planilhas geralmente são mais fáceis de usar do que outros aplicativos de processamento de dados.
No entanto, as limitações do software de planilha incluem dificuldade em identificar erros de dados, restrição de número finito de registros, ineficiente no manuseio de grandes quantidades de texto, incapacidade de escalar para acessar e manipular grandes volumes de dados, incapacidade de criar relatórios como no caso de bancos de dados, alto exigência de armazenamento de dados e indisponibilidade de certas técnicas de consulta e classificação.