Definição – o que significa software de gerenciamento de virtualização?
O software de gerenciamento de virtualização é um tipo de software usado para administrar um host de virtualização. É usado com o controlador de virtualização real ou hipervisor. Este tipo de software se conecta diretamente ao hipervisor para fornecer ferramentas adicionais de gerenciamento e monitoramento com interfaces de usuário intuitivas que visualizam o status do sistema para permitir que os administradores tomem decisões informadas ao ajustar ou gerenciar o ambiente virtualizado, o que pode ser feito na mesma interface .
Definirtec explica software de gerenciamento de virtualização
O software de gerenciamento de virtualização permite o fácil gerenciamento de ambientes virtuais por meio de monitoramento, relatórios e controle. Um operador é capaz de determinar a saúde e o status de todos os recursos virtuais e máquinas virtuais por meio de relatórios que são visualizados como gráficos e gráficos de pizza para ilustrar proporção e relatividade. Isso permite que a operadora faça julgamentos informados sobre quais cursos de ação tomar com base em protocolos de negócios definidos. Este tipo de software de gerenciamento também possui algoritmos de automação embutidos que permitem que ações predefinidas sejam tomadas com base em certas situações, como o provisionamento automático de recursos ou instâncias adicionais sempre que um aumento de tráfego for considerado necessário.
O software de gerenciamento de virtualização é usado para o seguinte:
- Gerenciando o provisionamento de máquinas virtuais e infraestrutura
- Gerenciando o desempenho do armazenamento, mesmo entre diferentes provedores ou fornecedores de armazenamento, bem como mapeamento de cada máquina virtual para seu hardware de armazenamento atribuído
- Administração móvel
- Integração de servidor e monitor de aplicativo
- Controle de expansão de VM
- Descoberta / monitoramento e manutenção
- Provisão e configuração