Definição – O que significa o Business Process Management Software (BPMS)?
O software de gerenciamento de processos de negócios (BPMS) é um tipo de aplicativo que visa otimizar os processos de negócios e fluxos de trabalho para que se tornem mais eficientes e se adaptem a ambientes em constante mudança. Isso permite que as empresas gerenciem todo o ciclo de vida do processo, definindo e mantendo as melhores práticas em seus processos. Como tal, o BPMS é uma ferramenta valiosa para desenvolver e melhorar os processos de negócios, pois pode armazenar todos os dados e publicá-los online, dando às empresas acesso a eles em toda a empresa.
Definirtec explica Business Process Management Software (BPMS)
O software de gerenciamento de processos de negócios comerciais tende a se concentrar na automação dos processos de negócios, essencialmente movendo-os de esforços manuais com papel e caneta para transações automatizadas sem esforço. BPMS rastreia como as informações de negócios são usadas e, em seguida, mapeia o processo de negócios relevante. Ele também garante que as transações sejam feitas em conformidade. Isso mostra efetivamente onde ocorrem os gargalos de dados e processos e destaca várias deficiências nos processos de negócios, incluindo áreas onde recursos são desperdiçados, permitindo que os gerentes simplifiquem e otimizem esses processos.
Existem três tipos principais de BPMS:
- Monitores de eficiência: Monitora todos os sistemas da empresa quanto à ineficiência nos processos, acompanhando-o do início ao fim. O software identifica com precisão os pontos fracos e os gargalos onde os clientes podem ficar frustrados e interromper transações e processos.
- Software de fluxo de trabalho: usa mapas detalhados de processos existentes e tenta simplificá-los otimizando certas etapas. O software de workflow não pode sugerir melhorias para o processo, apenas otimizá-lo, então este software é tão bom quanto o próprio processo.
- Ferramentas de integração de aplicativos corporativos: uma mistura de monitores de eficiência e software de fluxo de trabalho, o software EAI é usado para integrar sistemas legados em novos sistemas. Este software pode ser usado para mapear pontos para integração de sistemas antigos e novos, otimizando suas características de coleta de informações e aumentando a eficiência das comunicações do sistema.