Definição – o que significa software de gerenciamento de nuvem?
Software de gerenciamento de nuvem geralmente se refere ao software e tecnologia combinados usados para orientar o fornecimento de serviços de computação em nuvem. Os serviços em nuvem ajudam os fornecedores a oferecer soluções de tecnologia fornecidas pela Web a uma ampla gama de clientes para várias metas e objetivos.
Definirtec explica software de gerenciamento de nuvem
A diversidade do software de gerenciamento em nuvem está relacionada à diversidade dos próprios serviços em nuvem. Os serviços em nuvem podem envolver agregação e armazenamento de dados, o uso remoto de plataformas de software, análise de dados ou qualquer outro tipo de atividade digital que os fornecedores possam fornecer pela web. Considerando isso, o software de gerenciamento de nuvem pode consistir em diferentes ferramentas de suporte a serviços em nuvem, por exemplo, ferramentas de software que orientam a configuração do hardware, aquelas que monitoram sistemas e aquelas que reúnem mais inteligência para apoiar a tomada de decisão humana.
O software de gerenciamento de nuvem também pode incluir ferramentas que examinam o desempenho dos serviços em nuvem. Por exemplo, uma série de contratos de serviços em nuvem incluem disposições de tempo de atividade e tempo de inatividade que garantem que os serviços estejam disponíveis para os clientes por uma determinada porcentagem do tempo de serviço ativo. Para ajudar a satisfazer esses requisitos, as ferramentas de software de gerenciamento de nuvem podem monitorar consistentemente o tempo de atividade e o tempo de inatividade e as razões de ambos, não apenas para fornecer benchmarking e solução de problemas, mas também para garantir que os fornecedores saibam se estão atendendo aos requisitos de tempo de atividade.
Outros tipos de software de gerenciamento de nuvem também dependem do tipo de serviço em nuvem, por exemplo, se o serviço está oferecendo um aplicativo individual ou uma plataforma como serviço (PaaS). As soluções de software de gerenciamento de nuvem também podem ajudar a garantir que os servidores estejam operacionais o suficiente para fornecer serviços ou podem monitorar o uso do serviço para certificar-se de que outros objetivos estão sendo atendidos. Eles podem abordar questões como segurança, compatibilidade ou contexto operacional em geral. Tudo isso faz parte do fornecimento de melhores serviços em nuvem e da criação de padrões de mercado que atendam ao mercado emergente desses serviços.