Software como serviço (saas)

Definição – o que significa Software as a Service (SaaS)?

Software as a service (SaaS) é um modelo de distribuição de software em que os clientes acessam o software pela Internet. No SaaS, um provedor de serviços hospeda o aplicativo em seu data center e um cliente o acessa por meio de um navegador da web padrão.

Existem algumas características principais que se aplicam à maioria dos fornecedores de SaaS:

  • As atualizações são aplicadas automaticamente sem intervenção do cliente
  • O serviço é adquirido por assinatura
  • Nenhum hardware é necessário para ser instalado pelo cliente

O SaaS também é conhecido como software hospedado ou software sob demanda.

Definirtec explica Software as a Service (SaaS)

SaaS é uma evolução natural do software. O antigo modelo de obtenção de DVDs físicos e instalação em servidores locais foi a única solução realista por muitos anos. Na verdade, o modelo cliente-servidor ainda é necessário para muitos cenários. Dito isso, nos últimos anos, uma série de desenvolvimentos permitiram que o SaaS se tornasse o mainstream. Um fator é a largura de banda; a internet está simplesmente mais rápida do que há uma década. Outros fatores importantes incluem a evolução da virtualização e das ferramentas de big data. Todos esses avanços tornaram muito mais fácil para os provedores escalar e gerenciar sua própria infraestrutura e, assim, fornecer soluções SaaS.

O SaaS é usado em várias áreas de negócios comuns, incluindo gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), gerenciamento de documentos, contabilidade, gerenciamento de recursos humanos (RH), gerenciamento de central de serviços, gerenciamento de conteúdo e colaboração. Existem literalmente milhares de fornecedores de SaaS, mas Salesforce.com é talvez o exemplo mais conhecido, pois é um dos primeiros fornecedores a interromper significativamente uma vertical de software tradicional.

O SaaS está intimamente relacionado à plataforma como serviço (PaaS) e à infraestrutura como serviço (IaaS). Ela se enquadra na categoria mais ampla de computação em nuvem, embora muitas pessoas considerem os termos sinônimos.