Definição – o que significa software comercial?
Software comercial é qualquer software ou programa projetado e desenvolvido para licenciamento ou venda a usuários finais ou que sirva a uma finalidade comercial. O software comercial já foi considerado um software proprietário, mas agora vários aplicativos de software gratuitos e de código aberto são licenciados ou vendidos aos usuários finais. Programas de software prontos para uso, como jogos ou aqueles vendidos em lojas especializadas em informática ou mesmo em lojas de música e supermercados, são alguns exemplos de software comercial.
Produtos Microsoft, como o sistema operacional Windows e o MS Office, são alguns dos exemplos mais conhecidos de software comercial.
Definirtec explica software comercial
O software comercial é normalmente licenciado, não vendido. Já foi o domínio do software proprietário, desenvolvido do zero por uma empresa específica para resolver um problema específico ou preencher um nicho específico e então licenciado ou vendido para as pessoas ou organizações que deles precisavam. Este tipo de software inclui software financeiro, de marketing e de contabilidade. Durante as últimas décadas, entretanto, alguns aplicativos de código-fonte aberto também se tornaram software comercial, licenciado para clientes como é ou como parte de um serviço.
Ao contrário da crença popular, software de código aberto não significa necessariamente software livre. Dependendo da licença de distribuição, o primeiro pode ser considerado software comercial, mas vem com o código-fonte para permitir a personalização. Alguns aplicativos de software comerciais também podem ser usados gratuitamente para uso não comercial.