Softmodem

Definição – O que significa Softmodem?

Um softmodem é um modem baseado em software que usa hardware mínimo. Ao contrário de um modem convencional, o software em um softmodem é executado no dispositivo host, por exemplo, um computador, e usa os recursos do dispositivo. Como é mais barato de fabricar em comparação com os modems tradicionais, é popular para dispositivos alimentados por bateria. Da mesma forma, os recursos de secretária eletrônica e voz e dados digitais simultâneos são mais fáceis de implementar em um softmodem.

Definirtec explica Softmodem

Comparado a um modem de hardware, um softmodem usa menos chips e, portanto, consome menos energia. Ele é implementado com um microprocessador ou um processador de sinal digital. Ele também é menor e mais leve do que um modem de hardware e permite atualizações ilimitadas. Os parâmetros de projeto do modem podem ser ajustados no caso de softmodems, proporcionando assim maior flexibilidade a esse respeito. Outra grande vantagem de um softmodem é que ele não quebra ou superaquece. Softmodems podem ser classificados em dois: modems de software puro e modems sem controlador. Os modems de software puro são executados completamente na CPU do computador host por meio da emulação de hardware, enquanto os modems sem controlador executam a maioria de suas instruções na placa e usam apenas uma pequena quantidade de energia da CPU.

A confiabilidade e o desempenho são frequentemente citados como desvantagens dos softmodems. Eles são dependentes da máquina, bem como do sistema operacional, tornando-os difíceis de usar em outros computadores host ou dispositivos devido à falta de suporte de driver. Além disso, eles consomem ciclos de CPU no computador host, afetando outros aplicativos.