O mochileiro social é a tendência das pessoas para se descuidarem quando trabalham em grupo. Isto acontece porque as pessoas sentem que sua contribuição individual não fará diferença no resultado da tarefa. Como resultado, elas não fazem tanto esforço como fariam se estivessem trabalhando sozinhas.
Isto pode ser um grande problema no local de trabalho, pois pode levar a uma diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho. É importante que os gestores estejam conscientes deste fenómeno e tomem medidas para evitar que ele aconteça. Uma forma de o fazer é garantir que as tarefas sejam estruturadas de modo a que todos tenham um papel claro a desempenhar e que todos compreendam a importância da sua contribuição. Quais são as cinco formas de prevenir o vadio social? 1. Definir e esclarecer as expectativas.
Quando os membros da equipe sabem o que se espera deles, é mais provável que eles façam o esforço necessário para atender a essas expectativas. Seja claro sobre o que precisa ser feito e quais são os padrões para o sucesso.
2. Encorajar a responsabilidade individual.
Se os membros da equipa sentirem que os seus esforços individuais serão notados e recompensados, é mais provável que façam o seu melhor. Incentivar a responsabilidade individual, acompanhando o progresso e destacando os sucessos.
3. promover um sentido de propriedade.
Quando os membros da equipe se sentem proprietários das metas e objetivos da equipe, é mais provável que eles sejam investidos no sucesso da equipe. Promover um sentimento de propriedade, envolvendo os membros da equipe no estabelecimento de metas e na tomada de decisões.
4. Promover um clima de confiança.
Quando os membros da equipa confiam uns nos outros, é mais provável que trabalhem em conjunto e em cooperação. Promover um clima de confiança sendo aberto e honesto com os membros da equipe e mantendo a confidencialidade.
5. Modelo de comportamento desejado.
A melhor maneira de encorajar o comportamento desejado é modelá-lo você mesmo. Se você quer que os membros da equipe sejam cooperativos e produtivos, seja cooperativo e produtivo você mesmo.
Quais são os 4 esquemas de decisão social?
Existem quatro esquemas de decisão social que são comumente usados na gestão de RH:
1. O esquema de regra da maioria simplesmente leva em conta a opinião da maioria ao tomar uma decisão.
2. O esquema de regra da minoria dá mais peso às opiniões do grupo minoritário quando se toma uma decisão.
3. o esquema de regras unânime exige que todos os membros do grupo cheguem a acordo sobre uma decisão antes de esta poder ser implementada.
4. o esquema de regras do ditador dá a um indivíduo o controle completo sobre o processo de tomada de decisão.
O que causa o vadio social?
Uma das principais causas do vadiagem social é a falta de responsabilidade. Quando as pessoas não são responsabilizadas pelo seu desempenho, é mais provável que se descuidem. Isto pode ser um problema em organizações onde há muita burocracia e burocracia. As pessoas podem sentir que seu trabalho não é importante ou que seus esforços não serão notados.
Outra causa de mofo social é a falta de motivação. Se as pessoas não sentirem que o seu trabalho é importante ou que fará a diferença, é menos provável que façam o seu melhor esforço. Isto pode ser um problema em organizações onde os funcionários não recebem objetivos claros ou onde o trabalho não é interessante.
Uma terceira causa de mofo social é a falta de confiança. Se as pessoas não confiam nos seus colegas de trabalho ou no seu patrão, é menos provável que trabalhem arduamente. Isto pode ser um problema em organizações onde há muitas lutas políticas internas ou onde há uma história de favoritismo.
Finalmente, o vadio social também pode ser causado pela falta de recursos. Se as pessoas sentirem que não têm as ferramentas ou a informação de que necessitam para fazer o seu trabalho, é menos provável que façam o seu melhor. Isto pode ser um problema em organizações onde há muita burocracia ou onde os recursos são limitados.
Que três coisas causam vadiagem social?
1. Falta de metas ou objetivos claros – Quando os funcionários não têm certeza do que se espera deles, é mais provável que se descuidem e não façam o melhor esforço possível.
2. Falta de responsabilidade – Se não houver ninguém que responsabilize os funcionários pelo seu desempenho, é mais provável que eles se afrouxem.
3. baixo moral – Se os empregados não estiverem motivados ou empenhados no seu trabalho, é mais provável que façam menos esforço.