Definição – o que significa Dark Social?
Dark social é um termo cunhado por Alexis C. Madrigal, editor sênior do The Atlantic, para se referir ao compartilhamento social de conteúdo que ocorre fora do que pode ser medido por programas de análise da web. Isso ocorre principalmente quando um link é enviado por chat online ou e-mail, em vez de compartilhado em uma plataforma de mídia social, a partir da qual as referências podem ser medidas.
A prevalência do compartilhamento por meio do dark social sugere que o marketing de mídia social que não consegue se concentrar no tipo e na qualidade do conteúdo pode estar negligenciando uma grande parte do compartilhamento social.
Definirtec explica Dark Social
Ao analisar o tráfego para o The Atlantic, uma empresa de análise da Web investigou o tráfego que vinha sem um referenciador e se dividiu em dois tipos: aqueles que acessaram a página inicial ou uma página de tópicos (como http://www.theatlantic.com/politics) , e aqueles que acessaram a página de um artigo específico. Então, eles presumiram que o último deve vir de algum tipo de referência, porque é improvável que os leitores estivessem digitando URLs longos e complicados nas barras do navegador. Com base nessa suposição, eles descobriram que mais da metade do tráfego social do The Atlantic veio de fontes indetectáveis, ou dark social.
Madrigal também sugere que isso tem implicações para os usuários. Embora tenham sido levados a acreditar que, ao usar plataformas de mídia social como o Facebook, eles estão abrindo mão de dados pessoais em troca de fazer parte do aspecto social da Web, a prevalência do dark social sugere que a Web é – e sempre foi been – social, quer os usuários se comuniquem em plataformas sociais baseadas na Web ou usem outras tecnologias, como e-mail ou chat.