Uma rede inteligente é uma rede eléctrica que utiliza tecnologia digital para fornecer electricidade de forma mais eficiente e fiável. Uma rede inteligente também pode fornecer aos consumidores informações em tempo real sobre o seu uso e custos de electricidade.
O termo “smart grid” é usado para descrever uma variedade de tecnologias e práticas que estão sendo adotadas por fornecedores de eletricidade em todo o mundo. Estas tecnologias e práticas são concebidas para tornar a rede eléctrica mais eficiente e fiável, e para dar aos consumidores um maior controlo sobre o seu uso de electricidade. Qual é o futuro da rede inteligente? Não há uma resposta única para esta pergunta, pois o futuro da rede inteligente irá variar de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada concessionária individual. No entanto, alguns especialistas acreditam que o futuro da rede inteligente envolverá um maior foco nos recursos energéticos distribuídos (DERs), tais como painéis solares de telhado e sistemas de baterias domésticas. Outras potenciais tendências futuras incluem o desenvolvimento de micro redes, o uso de inteligência artificial (IA) para ajudar a gerenciar a rede e a implementação contínua de medidores inteligentes.
Quais são as cinco camadas de comunicação da rede inteligente?
Existem cinco camadas primárias de comunicação na smart grid:
1. A camada de gestão de dados dos contadores é responsável pela recolha de dados de contadores e dispositivos individuais, e depois transmitir esses dados para os sistemas back-end para processamento posterior.
2. A camada de gestão da rede é responsável pela gestão da infra-estrutura da rede de comunicação que liga os vários dispositivos e contadores na rede.
3. A camada de aplicação é responsável pela hospedagem de aplicações que fornecem vários serviços de smart grid, tais como resposta à demanda, gestão de energia, etc.
A camada de segurança é responsável por garantir que os dados e comunicações que fluem através do smart grid sejam seguros e protegidos contra acesso não autorizado.
5. A camada de armazenamento e análise de dados é responsável pelo armazenamento e análise da vasta quantidade de dados gerados pelo smart grid.
Quantos tipos de smart grids existem?
Existem três tipos de smart grids:
1. A smart grid centralizada
2. A micro grelha
3. A central eléctrica virtual
1. A rede inteligente centralizada é o tipo mais comum de rede inteligente. É uma rede onde a electricidade é produzida em centrais eléctricas centralizadas e depois distribuída aos consumidores através de uma rede de linhas de transmissão e distribuição.
2. A micro-rede é um tipo de rede inteligente que é tipicamente utilizada em áreas rurais ou remotas. Numa micro rede, a electricidade é produzida em pequenas centrais eléctricas distribuídas e depois entregue aos consumidores através de uma rede de distribuição local.
A central virtual é um tipo de rede inteligente que é utilizada para gerir um grupo de recursos energéticos distribuídos (RRD). Numa central eléctrica virtual, a electricidade é gerada em várias pequenas centrais eléctricas distribuídas e depois entregue aos consumidores através de um sistema de controlo central.
Que tecnologias são usadas na rede inteligente?
A rede inteligente é um termo usado para uma variedade de tecnologias e processos que permitem o fluxo bidirecional de eletricidade e informações entre as concessionárias e os consumidores.
Algumas das principais tecnologias utilizadas na smart grid incluem:
-Infra-estrutura de medição avançada (AMI): Refere-se aos contadores utilizados para controlar o consumo de electricidade, bem como à rede que liga estes contadores à empresa de serviços públicos.
-Geração distribuída (DG): Refere-se a fontes de geração de energia de pequena escala, como painéis solares ou turbinas eólicas, que estão localizadas perto do ponto de utilização.
-Resposta à demanda (DR): Refere-se a programas que dão aos consumidores a capacidade de reduzir seu consumo de eletricidade em resposta a sinais de preço ou outros incentivos da concessionária.
-Armazenamento de energia: Refere-se a tecnologias que podem armazenar electricidade para uso posterior, tais como baterias ou células de combustível.
-Smart software de rede: Refere-se às várias aplicações de software que são utilizadas para gerir e controlar a rede inteligente.
Como funciona a smart grid?
Uma rede inteligente utiliza tecnologia para fornecer electricidade de forma mais eficiente e fiável.
A smart grid inclui sensores, comunicação bidireccional e automação baseada em computador. Estas tecnologias permitem que a rede seja mais responsiva à demanda de eletricidade em tempo real.
A rede inteligente também pode fornecer aos consumidores informações e ferramentas para ajudá-los a economizar energia e dinheiro. Por exemplo, alguns medidores inteligentes podem enviar aos consumidores informações em tempo real sobre seu uso de eletricidade. Essas informações podem ajudar os consumidores a mudar seu comportamento para usar menos eletricidade durante os períodos em que a demanda e os preços estão altos.
A rede inteligente é um conceito em evolução e as tecnologias que compõem a rede inteligente estão em constante mudança.