Site virtual

Definição – o que significa site virtual?

Um site virtual é aquele que reside no mesmo servidor físico da Web que outros sites, a fim de otimizar o uso de recursos de computação, como CPU, RAM e largura de banda. Isso é feito porque a maioria dos sites não gera tráfego e solicitações suficientes, usando, portanto, muito pouco poder de computação, para garantir um servidor físico completo. Os sites que estão hospedados no mesmo servidor são virtualizados para que mais possam ser acomodados, daí o nome. O ato de hospedar sites virtuais é denominado hospedagem virtual ou hospedagem compartilhada na Web, uma vez que muitos sites compartilham o mesmo servidor físico.

Definirtec explica o site virtual

Um site virtual reside em um ambiente virtual que ele compartilha com muitos outros sites virtuais em um servidor físico. Isso significa que o site está vinculado ao software e não ao hardware do servidor, o que facilita o empacotamento e a migração para o ambiente virtual de outro servidor. Isso torna mais fácil dimensionar o site para cima caso o tráfego cresça, adicionando mais instâncias virtuais do site (servidor virtual) ou dimensioná-lo para baixo se o tráfego for fraco. Agora isso está no reino da computação em nuvem.

A maioria dos sites hoje são sites virtuais, pois faz mais sentido, do ponto de vista econômico, tanto para o host quanto para o proprietário do site, tê-lo dessa forma. A virtualização de sites permite que o host atenda a muito mais clientes que usam apenas pequenas quantidades de recursos, o que significa menos hardware e menores custos de manutenção; isso é conhecido como economia de escala. Quanto mais pessoas pagarem pelo mesmo recurso, mais barato será para todos. Mas os sites não virtuais ainda estão sendo usados, especialmente em ambientes corporativos onde eles podem manter apenas um único site grande de alto tráfego, ao contrário de vários sites menores como os hosts da Web fazem.

Para poder atribuir a cada site seu próprio endereço IP, um processo chamado aliasing de IP é feito, o que permite ao host aceitar solicitações de vários endereços IP. O Domain Name System (DNS) também é configurado para atender a sites virtuais e aliasing de IP. Amazon Web Services (AWS) é uma das maiores entidades de hospedagem que virtualizam os servidores da Web que seus clientes usam.