Definição – O que significa Virtual Sit-In?
Um protesto virtual é um tipo de desobediência civil eletrônica (ECD) em que ativistas e manifestantes expressam suas opiniões acessando simultaneamente um site várias vezes, criando uma interrupção no site alvo. O nome do termo é derivado da forma popular não violenta de protestos durante o Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos durante os anos 1950 e 1960.
Um sit-in virtual também é conhecido como bloqueio virtual.
Definirtec explica Virtual Sit-In
Um sit-in virtual tem como objetivo desacelerar um site alvo ou até mesmo travá-lo completamente, impedindo assim o acesso de usuários regulares. Destina-se a recriar o tipo de perturbações públicas causadas por ocupações reais em áreas públicas através da ocupação e prevenção eficaz de operações adequadas. No entanto, isso é difícil de realizar devido aos avanços tecnológicos e ao aumento dos recursos do servidor da Web.
Por exemplo, em uma manifestação do mundo real, os manifestantes podem ir a uma cafeteria e pedir o item mais barato do menu e sentar-se na loja por horas ou dias até que sejam forçados a sair, prejudicando assim o serviço a outros clientes, causando a loja perderá dinheiro e clientes durante o protesto. Um sit-in virtual pode ocorrer em qualquer local ou evento público, como uma rua, biblioteca ou reunião.
Um sit-in virtual é, na verdade, um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), mas muito menos prejudicial em aplicativos, já que os recursos da Web modernos são mais do que capazes de lidar com grandes quantidades de tráfego. Seriam necessários milhares ou milhões de indivíduos coordenados para participar de um sit-in virtual antes que seu efeito fosse semelhante ao de um ataque DDoS real envolvendo botnets e automação.