Definição – O que significa Sistema Operacional Paravirtualizado?
Um sistema operacional paravirtualizado é um sistema operacional (SO) que é modificado para ser executado em um ambiente paravirtualizado que fornece uma interface de software para máquinas virtuais, semelhante, mas não idêntica àquela do hardware subjacente. No modo paravirtualizado, o sistema operacional convidado é explicitamente portado para a interface de programação de aplicativo (API) para facilitar a comunicação com a plataforma de virtualização do host.
Definirtec explica o sistema operacional paravirtualizado
Um sistema operacional paravirtualizado não requer emulação de todo o sistema. O módulo de gerenciamento, ou hipervisor, em um modo paravirtualizado, opera dentro de um sistema operacional paravirtualizado que foi modificado para funcionar em uma máquina virtual.
Geralmente, um sistema operacional paravirtualizado tem um desempenho melhor do que um sistema operacional totalmente virtualizado, no qual todos os elementos do sistema devem ser emulados. No entanto, essa eficiência é oferecida ao custo de segurança e flexibilidade. A flexibilidade é comprometida porque o sistema operacional requer modificações para ser executado no modo paravirtualizado. A segurança é comprometida porque o sistema operacional convidado tem mais controle sobre o hardware subjacente, aumentando assim o risco para o hardware de nível inferior, o que pode afetar todos os sistemas operacionais convidados em execução no host.
As eficiências da paravirtualização também podem resultar em melhor dimensionamento. A paravirtualização requer apenas 10% do uso do processador por instância de convidado por processador, em comparação com a virtualização completa, na qual o uso do processador é de XNUMX% por instância de convidado por processador.
Um sistema operacional paravirtualizado pode reduzir a degradação geral do desempenho, realocando a execução de tarefas críticas do domínio virtual para o domínio do host.