Definição – o que significa sistema operacional (SO)?
Um sistema operacional (SO), em seu sentido mais geral, é um software que permite que um usuário execute outros aplicativos em um dispositivo de computação.
O sistema operacional gerencia os recursos de hardware de software de um computador, incluindo:
-
Dispositivos de entrada, como teclado e mouse.
-
Dispositivos de saída como monitores, impressoras e scanners.
-
Dispositivos de rede, como modems, roteadores e conexões de rede.
-
Dispositivos de armazenamento, como unidades internas e externas.
O sistema operacional também fornece serviços para facilitar a execução e o gerenciamento eficientes e as alocações de memória para quaisquer programas de aplicativos de software adicionais instalados.
Se vários programas estiverem sendo executados ao mesmo tempo (como navegador de Internet, firewall e antivírus), o sistema operacional alocará os recursos do computador (memória, CPU e armazenamento) para garantir que cada um deles receba o necessário para função.
Definirtec explica o sistema operacional (SO)
Embora seja possível para um aplicativo de software interagir diretamente com o hardware, a grande maioria dos aplicativos é escrita para um sistema operacional, o que permite que eles aproveitem as bibliotecas comuns e não se preocupem com detalhes específicos de hardware.
Nesse sentido, o SO atua como uma estrutura abrangente com a qual todos os aplicativos podem interagir de maneira consistente, simplificando muito todo o processo de desenvolvimento.
Exemplos de sistemas operacionais incluem:
- Android
- iOS
- Mac OS X
- Microsoft Windows
- E Linux
Alguns sistemas operacionais foram desenvolvidos na década de 1950, quando os computadores só podiam executar um programa por vez. Mais tarde na década, os computadores incluíram muitos programas de software, às vezes chamados de bibliotecas, que foram vinculados para criar o início dos sistemas operacionais de hoje.
O sistema operacional consiste em muitos componentes e recursos. Quais recursos são definidos como parte do sistema operacional variam com cada sistema operacional.
Três componentes de sistema operacional facilmente definidos
Núcleo
Isso fornece controle de nível básico sobre todos os dispositivos de hardware do computador.
As funções principais incluem leitura de dados da memória e gravação de dados na memória, processamento de ordens de execução, determinação de como os dados são recebidos e enviados por dispositivos, como monitor, teclado e mouse; e determinar como interpretar os dados recebidos das redes.
Os kernels monolíticos têm um design mais simples e consistem em um único código que se comunica com todo o hardware e software.
Os microkernels implementam serviços de usuário e kernel em diferentes espaços de endereço, reduzindo seu tamanho, mas forçando o uso de passagem de mensagens para executar serviços.
Interface do usuário (UI)
Este componente permite a interação com o usuário, que pode ocorrer por meio de ícones gráficos e de uma área de trabalho ou por linha de comando.
A IU é dividida em Command Line Interface (CLI), consistindo em uma interface baseada em texto onde usuários avançados podem solicitar comandos específicos digitando-os, e uma Graphical User Interface (GUI).
A última é uma interface visual que permite ao usuário final emitir comandos interagindo com símbolos, ícones e menus usando um dispositivo de entrada como um mouse ou touchpad.
Interfaces de programação de aplicativos (API)
Este componente permite que os desenvolvedores de aplicativos escrevam código modular.
Uma API define como outros sistemas ou componentes podem usar um determinado aplicativo.