Sistema operacional microsoft disk (ms-dos)

Definição – O que significa o Sistema Operacional de Disco da Microsoft (MS-DOS)?

O Microsoft Disk Operating System (MS-DOS) é um sistema operacional desenvolvido para PCs com microprocessadores x86. É um sistema baseado em linha de comando, onde todos os comandos são inseridos na forma de texto e não há interface gráfica do usuário.

O MS-DOS era o membro mais comumente usado da família de sistemas operacionais de disco. Foi a principal escolha como sistema operacional para sistemas de computador compatíveis com IBM PC durante os anos 1980 a meados dos anos 1990. O MS-DOS foi gradualmente substituído por sistemas com interfaces gráficas de usuário, principalmente o Microsoft Windows.

Definirtec explica o sistema operacional de disco da Microsoft (MS-DOS)

O MS-DOS era originalmente chamado de 86-DOS. Foi escrito por Tim Patterson (considerado o pai do DOS) e de propriedade da Seattle Computer Products. A Microsoft comprou 86-DOS por $ 75,000, licenciou o software e lançou-o com um IBM PC como MS-DOS 1.0 em 1982. O MS-DOS foi originalmente projetado para rodar em qualquer computador com processador Intel 8086, mas as várias versões de hardware nestes os computadores dificultam a compatibilidade. Como resultado, a Microsft forneceu aos fabricantes de equipamentos de hardware um kit de desenvolvimento que poderia ser usado para ajustar o sistema operacional MS-DOS para o hardware específico do computador. Como resultado, havia muitas versões do MS-DOS. Também havia problemas de compatibilidade com MS-DOS e IBM, onde algumas máquinas eram compatíveis com MS-DOS, mas não com IBM. Esses computadores só podiam executar programas escritos para MS-DOS e não dependiam de nenhuma arquitetura de periféricos da IBM.