Definição – O que significa Enterprise Nervous System (ENS)?
O sistema nervoso empresarial (ENS) refere-se à conexão de elementos e componentes de rede para criar um todo inteligente, um sistema abrangente que atende aos objetivos da empresa. A ideia é que partes de uma arquitetura de TI podem ser conectadas da mesma maneira que o sistema nervoso central humano está conectado – para servir a objetivos comuns por meio de processos colaborativos inteligentes.
Definirtec explica Enterprise Nervous System (ENS)
Partes de um ENS podem incluir data centers centrais atendidos por middleware de mensagens. O repositório central de dados seria análogo a uma determinada parte do cérebro humano, como um centro de memória, que é acessado por tecnologias de middleware da mesma forma que os centros de memória humanos são acessados por coleções de neurônios.
A criação de um modelo ENS requer certas ferramentas e recursos que são usados para conectar os componentes de rede. Um exemplo é o uso de uma interface de programação de aplicativos (API), uma ferramenta que auxilia diferentes tipos de software a se comunicarem bem.
Em geral, os profissionais de TI rotularão e manipularão partes de um sistema de TI com o conhecimento de como todas as partes conectadas funcionam juntas. Um ENS é, de certa forma, uma reflexão sobre o surgimento de novos modelos e tecnologias de tratamento de dados que promovem sistemas de TI muito mais sofisticados e modernos com a capacidade de lidar com mais dados, fornecer mais poder de computação e apoiar a tomada de decisões em novos e úteis maneiras.