Definição – O que significa Loosely Coupled Multiprocessor System significa?
Um sistema de multiprocessador fracamente acoplado é um tipo de multiprocessamento em que os processadores individuais são configurados com sua própria memória e são capazes de executar instruções do usuário e do sistema operacional independentes um do outro. Esse tipo de arquitetura abre caminho para o processamento paralelo. Os sistemas multiprocessadores fracamente acoplados são conectados por meio de redes de comunicação de alta velocidade.
Os sistemas de multiprocessadores fracamente acoplados também são conhecidos como memória distribuída, pois os processadores não compartilham memória física e têm seus próprios canais de E / S.
Definirtec explica o sistema multiprocessador Loosely Coupled
Um sistema multiprocessador usa mais de uma CPU junto com canais de memória e IO. Eles são capazes de processar a programação de várias instruções e vários dados (MIMD). Portanto, eles oferecem suporte a operações simultâneas. A configuração de processadores em um sistema multiprocessador pode ser fracamente acoplada ou fortemente acoplada. A principal diferença entre esses dois tipos de multiprocessadores é a maneira como a memória é organizada.
Os sistemas fortemente acoplados compartilham um único espaço de memória e compartilham informações por meio da memória comum compartilhada. Os multiprocessadores fracamente acoplados consistem em memória distribuída em que cada processador tem sua própria memória e canais de E / S. Os processadores se comunicam entre si por meio de troca de mensagens ou comutação de interconexão. Cada processador também pode executar um sistema operacional diferente e ter sua própria lógica de controle de barramento.
Os sistemas fracamente acoplados são menos caros do que os sistemas totalmente acoplados, mas são fisicamente maiores e têm um baixo desempenho em comparação com os sistemas totalmente acoplados. Os nós individuais em um sistema fracamente acoplado podem ser facilmente substituídos e geralmente são baratos. Sistemas fracamente acoplados também consomem mais energia do que sistemas fortemente acoplados. Os sistemas fracamente acoplados são mais robustos e podem resistir a falhas. Uma falha de um único nó não quebra todo o sistema e também é fácil adicionar mais nós a um sistema existente. Mas a necessidade de hardware extra para fornecer comunicação entre os processadores individuais os torna complexos e menos portáteis.
Algumas das características dos multiprocessadores fracamente acoplados são:
- Memória distribuída
- Baixa contenção
- alta escalabilidade
- Grande atraso
- Baixa taxa de dados
- Baixo custo
- Interconexão estática
- Capaz de executar vários sistemas operacionais
- Baixo rendimento
- Baixa segurança
- Maior necessidade de espaço
- Alto consumo de energia
- Componentes reutilizáveis e flexíveis