Definição – O que significa Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado (CMMS)?
Um sistema computadorizado de gerenciamento de manutenção (CMMS) é um pacote de software projetado para manter um banco de dados de computador para as operações de manutenção e funções de recursos humanos de uma organização.
Esses dados têm como objetivo auxiliar na eficácia dos trabalhadores de manutenção, na qualidade das decisões de gestão e na verificação da conformidade regulatória.
Os pacotes de software CMMS são quase iguais aos pacotes de gerenciamento de instalações auxiliados por computador, que também são chamados de software de gerenciamento de instalações.
Este termo também é conhecido como Enterprise Asset Management e Computerized Maintenance Management Information System (CMMIS).
Definirtec explica Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado (CMMS)
Os pacotes CMMS vêm em uma ampla gama de recursos e preços. Normalmente, o software aborda o seguinte:
- Ordens de trabalho e descrições: técnicas variáveis são usadas para relatar quando uma inspeção, manutenção preventiva automática, leituras de medidores ou reparo deve ser feito. Os dados registrados relacionados podem incluir reserva de materiais, atribuição de pessoal, agendamento de trabalho, rastreamento de tempo de inatividade do equipamento, ações de recomendação futuras e fatores causais do problema.
- Gerenciamento de estoque: Os dados são registrados sobre o estoque atual e os níveis de estoque em várias categorias, reservando estoque para trabalhos específicos e comprando e rastreando estoque.
- Gerenciamento de ativos: Normalmente os dados registrados destinam-se a auxiliar os trabalhadores de gerenciamento ou manutenção e podem incluir especificações do equipamento, datas de compra, vida útil prevista, peças sobressalentes necessárias, contratos de serviço e informações de histórico e garantia. Métricas também podem ser geradas para medir a eficácia do programa de gerenciamento de ativos.
- Segurança: os dados são registrados nas licenças de segurança e na documentação dos requisitos de segurança.
Os pacotes de software CMMS são frequentemente vinculados a outro software e controle de processos em toda a organização, como análise de custos, manutenção de ativos fixos (máquinas e ferramentas necessárias), trabalho programado e manutenção programada de equipamento.