Definição – O que significa Video Home System (VHS)?
Video Home System (VHS) era um padrão de mídia de armazenamento usado para gravação analógica e distribuição de mídia por meio de fitas de vídeo magnéticas. O VHS foi desenvolvido pela Japan Victor Company (JVC) no início dos anos 1970 e foi lançado no mercado em 1976. O VHS competia com o Betamax da Sony, outro formato de fita de vídeo, mas acabou conquistando o mercado consumidor porque era mais durável e podia armazenar mais dados.
Definirtec explica Video Home System (VHS)
O Video Home System é feito com fita magnética de 1/2 polegada envolta em uma caixa de plástico, geralmente na cor preta, com dimensões de 187 mm × 103 mm × 25 mm. Ele apresentava uma tampa articulada que protegia a fita quando não estava em uso e, para que o jogador soubesse que a fita estava se aproximando do fim, a fita apresentava uma parte traseira clara por onde a luz podia aparecer quando alcançava aquela parte da fita em um fotodiodo na extremidade oposta, dizendo ao jogador para parar de rolar a fita. Os jogadores avançados rebobinam a fita quando detectam a parte clara da fita.
O VHS foi desenvolvido como um padrão aberto em oposição ao Betamax da Sony, que era proprietário. Na verdade, o Betamax chegou ao mercado primeiro, e a Sony o estava promovendo para ser o único padrão no mercado ao fazer com que o Ministério do Comércio Internacional e da Indústria (MITI) o declarasse como tal, mas a JVC acreditava que um padrão aberto beneficiaria os fabricantes e consumidores mais. A JVC procurou a ajuda da Matsushita, Mitsubishi, Sharp e Hitachi para suportar o padrão VHS e, vendo que o limite de gravação de uma hora no Betamax era uma desvantagem, as empresas apoiaram o VHS, o que acabou levando à sua vitória no final da década de 1980 no Japão e o início dos anos 1990 para o resto do mundo.
O VHS foi usado para a distribuição de mídia visual, bem como para gravar televisão no ar usando o gravador de videocassete (VCR) em casa, e foi até mesmo amplamente usado como dispositivo de armazenamento para a maioria das câmeras de vídeo de nível profissional e de consumo. Eventualmente, ele se tornou obsoleto pelos formatos de CD e DVD.