Definição – O que significa Sistema de Terminação de Modem a Cabo (CMTS)?
Um sistema de terminação de modem a cabo (CMTS) é um dispositivo geralmente encontrado no headend ou hubsite de uma empresa de cabo que permite a troca de sinais digitais em uma rede a cabo com modems a cabo. Um sistema de terminação de modem a cabo é usado para fornecer serviços de dados de alta velocidade como Voice over Internet Protocol (VoIP) ou Internet a cabo para assinantes.
Definirtec explica o sistema de terminação de modem a cabo (CMTS)
Um sistema de terminação de modem a cabo é capaz de executar muitas das funções de um multiplexador de acesso à linha de assinante digital (DSLAM) em um sistema DSL. Possui interfaces RF e Ethernet. Um CMTS transporta principalmente tráfego de protocolo da Internet e transmite e recebe sinais de modem a cabo digital em uma rede a cabo. Um CMTS transmite sinais para o modem a cabo do usuário e também recebe sinais dele, convertendo-os em pacotes IP e encaminhando-os para o provedor de serviços de Internet designado, a fim de se conectar via Internet.
Em outras palavras, um CMTS utiliza o tráfego de entrada dos clientes em um único canal e os encaminha para um ISP para conexão com a Internet. Em um sistema que usa um CMTS, os modems a cabo se comunicam canalizando seus sinais através do CMTS e não podem se comunicar diretamente entre si. Existem basicamente dois tipos de arquiteturas usadas para CMTSs: CMTS integrado (I-CMTS) e CMTS modular (M-CMTS). No CMTS integrado, todos os componentes são colocados sob um único chassi. Uma das principais vantagens do CMTS integrado é ter menos pontos únicos de falha, facilidade de implantação e custos mais baixos. Uma das maiores vantagens do M-CMTS é sua capacidade de escalar para grandes números, dependendo dos canais downstream.
Ao contrário de outras técnicas, os CMTSs são capazes de atender a diferentes tamanhos de população de modem a cabo. Além disso, os modems a cabo associados ao CMTS não dependem da distância para qualidade de serviço. O CMTS é capaz de fazer alguma filtragem básica para proteger contra vários ataques e usuários não autorizados. Ele também pode atuar como um roteador ou uma ponte em uma rede.