Definição – O que significa Sistema de Suporte Operacional (OSS)?
Um sistema de suporte operacional (OSS) é um grupo de programas de computador ou um sistema de TI usado por provedores de serviços de comunicação para monitorar, controlar, analisar e gerenciar um computador ou sistema de rede telefônica. O software OSS é especificamente dedicado a provedores de serviços de telecomunicações e usado principalmente para apoiar processos de rede para manter o inventário da rede, configurar componentes de rede, fornecer serviços e gerenciar falhas.
Com o crescimento de novos sistemas de banda larga e Voice over Internet Protocol (VoIP), o OSS e o gerenciamento de rede agora são aplicados a redes domésticas.
Um OSS também é conhecido como um sistema de suporte de negócios (BSS).
Definirtec explica Sistema de Suporte Operacional (OSS)
Antes da década de 1970, muitas atividades de OSS eram executadas por meio de processos de gerenciamento manual. Do início a meados da década de 1970, as empresas de telecomunicações criaram vários sistemas de hardware e software que foram usados para automatizar as atividades de OSS. Isso é considerado um fator determinante na criação da linguagem de programação C e Unix. Por exemplo, a Bell usou vários sistemas OSS, incluindo o Sistema de Administração de Memória Remota (RMAS), Sistema de Centro de Controle de Comutação (SCCS), Sistema de Avaliação de Serviço (SES) e Sistema Integrado de Manutenção de Registros de Troncos (TIRKS).
A integração OSS simples e barata por meio de interfaces de cliente automatizadas continua sendo um desafio estratégico para provedores de serviços de telecomunicações e Internet (ISP).
Os quatro principais elementos OSS são os seguintes:
- processos
- Dados
- Aplicações
- Tecnologia
Na década de 1990, surgiu um modelo OSS de quatro camadas, como segue:
- Nível de Gestão Empresarial
- Nível de Gerenciamento de Serviço
- Nível de gerenciamento de rede
- Nível de Gerenciamento de Elemento