Definição – O que significa Sistema de Sinalização nº 7 (SS7)?
O Sistema de Sinalização nº 7 (SS7) é uma arquitetura de sinalização de telecomunicações tradicionalmente usada para configurar e desativar chamadas telefônicas. Ele tem uma pilha de protocolos robusta que usa sinalização fora de banda para se comunicar entre os elementos da rede telefônica pública comutada (PSTN). Nos últimos anos, ele foi substituído pelo protocolo de sinalização de diameter em redes totalmente IP.
O sistema de sinalização nº 7 também é conhecido como sistema de sinalização de canal comum 7 (CCSS7), sinalização de canal comum entre escritórios 7 (CCIS7), CCITT número 7 (C7) ou simplesmente número 7.
Definirtec explica Sistema de Sinalização No.7 (SS7)
No passado, toda a comunicação entre os elementos da PSTN ocorria no mesmo canal das conversas telefônicas. Isso foi chamado de “sinalização dentro da banda”. Tornou-se um problema quando brincalhões curiosos (incluindo Steve Wozniak e Steve Jobs) descobriram que podiam emular sinais de telecomunicações e explorar códigos secretos de telecomunicações usando algo chamado de “caixa azul”.
A solução foi transferir a comunicação interna da companhia telefônica para um canal que não estava disponível para o usuário médio de telefone. SS7 foi o resultado deste esforço para desenvolver a sinalização “fora da banda”. O uso de sinalização de canal comum (CCS) permitiu que os provedores configurassem e desativassem chamadas sem interferência do público hacker.
Com o tempo, o SS7 evoluiu para um poderoso conjunto de protocolos que podia fazer mais do que apenas fazer chamadas. Funções como chamada em espera, chamada em conferência, encaminhamento de chamadas e correio de voz foram adicionados como recursos padrão ou premium. Por fim, o SS7 permitiu que as empresas de telecomunicações oferecessem uma ampla gama de serviços relacionados a chamadas. Faturamento, tradução de números, serviço de mensagens curtas e funções pré-pagas estão entre os recursos disponíveis.
A pilha do protocolo SS7 pode ser comparada ao modelo OSI. As camadas físicas, de link de dados e de rede do modelo OSI correspondem aos níveis um a três da Parte de transferência de mensagem (MTP) na pilha SS7. A Signaling Connection Control Part (SCCP) está na camada quatro, como a camada de transporte OSI. A Transaction Capabilities Application Part (TCAP) pode ser comparada às camadas OSI cinco e seis, e a Mobile Application Part (MAP) e a Intelligent Network Application Part (INAP) situam-se na camada superior da arquitetura SS7.
Nos últimos anos, os hackers encontraram maneiras de explorar as vulnerabilidades do SS7. Os especialistas vêm alertando sobre os potenciais pontos fracos na arquitetura do protocolo há anos. Em 2017, uma operadora de telefonia móvel na Alemanha confirmou que os hackers conseguiram desviar dinheiro de clientes de bancos por meio de um exploit SS7.