Definição – O que significa Sistema de Resfriamento de Líquido (LCS)?
Um sistema de resfriamento a líquido é uma técnica usada para manter a temperatura do processador de um computador baixa usando água como meio de resfriamento. Este mecanismo de resfriamento fornece resfriamento eficiente e ajuda a minimizar o ruído gerado por velocidades mais altas do processador. No entanto, essa eficiência tem um custo, pois o sistema de resfriamento a líquido é mais caro do que um sistema de resfriamento a ar tradicional e seu projeto mais complexo requer manutenção adequada.
Um sistema de refrigeração líquida também pode ser conhecido como sistema de refrigeração a água.
Definirtec explica Sistema de Resfriamento de Líquido (LCS)
Velocidades mais altas do processador criam mais calor, exigindo um resfriamento mais eficiente, que pode ser fornecido usando um sistema de resfriamento a líquido ou a ar. O sistema de resfriamento a líquido permite que a água circule por um pequeno tubo dentro de um dissipador de calor conectado ao processador. Conforme o líquido flui pelo tubo, o calor dissipado pelo processador é transferido para o líquido mais frio. O líquido quente pode fluir através do tubo para um radiador, onde o excesso de calor é liberado no ar ambiente externo ao sistema. O líquido resfriado recircula novamente através do tubo até o processador para continuar o processo de resfriamento.
A água tem uma condutividade térmica mais alta do que o ar, portanto, um sistema de resfriamento de água ajuda o processador a funcionar em altas temperaturas, mantendo o ruído do sistema baixo.
Alguns especialistas do setor prevêem que os sistemas de refrigeração líquida se tornarão a próxima escolha óbvia para computadores pessoais. Eles são amplamente usados em centros de dados modernos devido aos rígidos requisitos de resfriamento exigidos neles.