Definição – O que significa Sistema de Nomes de Domínio (DNS)?
O sistema de nomes de domínio (DNS) é um sistema de nomenclatura hierárquico construído em um banco de dados distribuído. Este sistema transforma nomes de domínio em endereços IP e possibilita a atribuição de nomes de domínio a grupos de recursos e usuários da Internet, independentemente da localização física das entidades.
Definirtec explica o Sistema de Nome de Domínio (DNS)
O sistema de nomes de domínio inclui uma árvore de nomes de domínio. Cada folha, ou nó, na árvore tem zero ou mais registros de recursos, que incluem informações associadas ao nome de domínio. A árvore ainda se subdivide em zonas, começando na zona raiz. As zonas DNS podem ter um domínio ou muitos domínios e subdomínios, dependendo da autoridade administrativa delegada aos gerentes. O lado do cliente do DNS, o resolvedor de DNS, é responsável por iniciar e sequenciar as consultas que levam à resolução total dos recursos solicitados. Essas consultas são recursivas ou não recursivas.
O DNS atribui nomes de domínio e mapeia os nomes para endereços IP designando um servidor de nomes autorizado para cada domínio. Esses servidores são responsáveis por domínios específicos e podem atribuir os servidores de nomes autorizados a subdomínios. Como resultado desse processo, o DNS é distribuído e tolerante a falhas.
O DNS armazena uma lista de servidores de email que aceitam email para um domínio da Internet. Identificadores como etiquetas de identificação por radiofrequência, códigos universais de produto (UPCs), caracteres internacionais em endereços de e-mail e nomes de host também usam DNS.