Definição – O que significa Enterprise Messaging System (EMS)?
O sistema de mensagens corporativas (EMS) é um sistema de mensagens que permite que aplicativos e sistemas de software se comuniquem semanticamente. A semântica pode ser aplicada enviando mensagens precisas de um lado para outro em toda a empresa. As mensagens são dados assíncronos (mensagens não enviadas ou processadas em tempo real, ou seja, não como uma sala de chat ou conversa telefônica) enviadas por um aplicativo ou sistema para outro aplicativo ou sistema e armazenados na fila do programa receptor até serem processadas. O sistema não depende de um determinado sistema operacional ou linguagem de programação.
Definirtec explica Enterprise Messaging System (EMS)
O EMS pode descrever e-mail, fax ou mensagens instantâneas em que haja interface de pessoa para pessoa. No entanto, as mensagens EMS são assíncronas e consistem em dados de relatórios e eventos projetados para serem recebidos pelos aplicativos da empresa e não por humanos. A mensagem coordena os sistemas empresariais e registra o progresso em direção às metas e objetivos do projeto empresarial.
Os processos do sistema de mensagens corporativas são facilitados por mensagens XML, SOAP e serviços da Web.
Um sistema de mensagens corporativo deve ser capaz de atender a certos critérios:
- Política: Deve haver uma política centralizada de mensagens permitindo que diferentes classes ou responsabilidades dos usuários acessem as mensagens apropriadas.
- Segurança: as mensagens que trafegam em instalações públicas devem ser criptografadas e autenticadas ou assinadas digitalmente.
- Roteamento: as mensagens devem ser roteadas com eficiência; e nós intermediários são usados se o corpo estiver criptografado.
- Sistemas de assinatura: os sistemas devem ter a capacidade de assinar todas as mensagens que correspondem a um padrão específico e as mensagens de conteúdo diferente devem ter tipos diferentes de roteamento, como atender a diferentes políticas de segurança ou prioridade.
- Metadados: o corpo da mensagem deve ser inequívoco e usar registros de metadados para cada elemento de dados.
As mensagens EMS geralmente estão em duas seções, cabeçalho da mensagem e corpo da mensagem. O design do cabeçalho da mensagem contém os dados necessários para encaminhá-lo corretamente de um nó para outro. É análogo às informações do lado de fora de uma carta, como nome, endereço, código postal, etc. A semântica do corpo da mensagem contém a definição precisa dos elementos de dados. Eles são auxiliados por um dicionário de dados preciso que documenta metadados, que são dados sobre um ou vários aspectos dos dados, como meios de criação, propósito junto com a hora e data de criação.
O Java Message Service é um exemplo de interface de programação de aplicativos (API) que implementa EMS.