Definição – O que significa Sistema de Informação Geográfica (SIG)?
Um sistema de informações geográficas (GIS) é um sistema projetado para capturar, analisar, armazenar, manipular, apresentar e gerenciar todos os tipos de dados geográficos, como informações de mapas, sistemas de posicionamento global (GPS) e dados ubíquos, como localizações de pontos de referência e áreas atingido por calamidades. Ele pode exibir dados relacionados a posições na superfície da Terra e mostrar esses diferentes tipos de dados em um mapa, permitindo que as pessoas vejam vários padrões de dados e relacionamentos.
Definirtec explica Sistema de Informação Geográfica (GIS)
Um GIS integra hardware e software para capturar / analisar dados, permitindo que os usuários questionem, entendam e visualizem os dados de muitas maneiras diferentes para revelar padrões ou tendências na forma de mapas, globos, gráficos e relatórios. Isso ajuda os usuários a responder a perguntas e resolver problemas, o que é útil porque, ao visualizar e analisar dados visuais, a mente humana pode discernir mais facilmente padrões e relacionamentos.
O principal benefício de um GIS é sua comunicação interdisciplinar. Como as pessoas têm a capacidade de compreender os impulsos visuais, isso permite uma melhor comunicação. Um GIS também facilita uma melhor tomada de decisão. Por exemplo, é mais fácil para um coordenador de resposta a desastres gerenciar e mudar recursos quando um campo pode ser visualizado para determinar quais áreas precisam de ajuda, bem como a urgência e a capacidade dessa ajuda.
O Google Maps é o melhor exemplo de um GIS.