Definição – O que significa Sistema de Gestão de Conhecimento (KMS)?
Um sistema de gestão do conhecimento (KMS) é um sistema para aplicar e usar os princípios da gestão do conhecimento. Isso inclui objetivos baseados em dados em torno da produtividade dos negócios, um modelo de negócios competitivo, análise de inteligência de negócios e muito mais.
Um sistema de gestão de conhecimento é composto por diferentes módulos de software atendidos por uma interface de usuário central. Alguns desses recursos podem permitir a mineração de dados nas entradas e históricos dos clientes, juntamente com o fornecimento ou compartilhamento de documentos eletrônicos. Os sistemas de gestão do conhecimento podem ajudar no treinamento e orientação da equipe, apoiar melhores vendas ou ajudar os líderes de negócios a tomar decisões críticas.
Definirtec explica Sistema de Gestão de Conhecimento (KMS)
Como disciplina, a gestão do conhecimento costuma ser confundida com business intelligence, que também se concentra na aquisição de dados para a tomada de decisões de negócios. Alguns especialistas distinguem os dois apontando que a inteligência de negócios tem foco no conhecimento explícito, enquanto a gestão do conhecimento é uma categoria mais ampla que inclui tanto o conhecimento implícito quanto o explícito. Essa diferenciação levou muitos a classificar a inteligência de negócios como parte de uma maior gestão do conhecimento, em que a categoria mais ampla conduz as decisões de uma forma mais fundamental.
Como uma designação ampla, a gestão do conhecimento pode ser aplicada de muitas maneiras diferentes aos processos de negócios individuais. Cabe aos gerentes de alto nível usar esses sistemas da maneira que fizerem mais sentido para uma determinada empresa.