Definição – O que significa o Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS)?
Um sistema de gerenciamento de informações de laboratório (LIMS) é um sistema de software desenvolvido para apoiar as operações do laboratório. Este sistema de software pode rastrear espécimes e fluxos de trabalho, agregar dados para fins de pesquisa ou inteligência de negócios e garantir que as operações do laboratório estejam em conformidade com vários padrões e regulamentos.
Os sistemas de gerenciamento de informações de laboratório também são conhecidos como sistemas de gerenciamento de laboratório (LMS).
Definirtec explica o Sistema de Gerenciamento de Informação Laboratorial (LIMS)
É importante distinguir entre um sistema convencional de gerenciamento de informações de laboratório (LIMS), que é freqüentemente usado em laboratórios de pesquisa, e algo semelhante, chamado de sistema de informações de laboratório (LIS). Normalmente, o primeiro não é usado principalmente em um ambiente de assistência médica, enquanto o último é usado para atender a regulamentações como a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) nos Estados Unidos e outras regras que se relacionam com as práticas de prestadores de serviços médicos . Uma configuração LIS também pode ter mais foco no controle de espécimes e rotulagem de espécimes com dados do paciente.
Em contraste, um LIMS é frequentemente o melhor software para lidar com os tipos de dados em massa nos quais um laboratório de pesquisa opera. Por exemplo, um LIMS pode analisar massas de resultados coletados em relação à eficácia de um medicamento ou produto químico, ou rastrear tarefas repetitivas para operações diárias. Conforme mencionado, essas ferramentas também podem analisar e apoiar o fluxo de trabalho, por exemplo, fornecendo ferramentas de teste essenciais para todas as fases do processo de fluxo de trabalho ou promovendo o uso consistente de produtos químicos e físicos no laboratório para uma espécie de processo de controle de qualidade eletrônico.