Definição – O que significa Relational Database Management System (RDBMS) significa?
Um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) é um mecanismo / sistema de banco de dados baseado no modelo relacional especificado por Edgar F. Codd – o pai do design moderno de banco de dados relacional – em 1970.
A maioria dos aplicativos de banco de dados comerciais e de código aberto modernos são de natureza relacional. Os recursos de banco de dados relacional mais importantes incluem a capacidade de usar tabelas para armazenamento de dados enquanto mantém e reforça certos relacionamentos de dados.
Definirtec explica Relational Database Management System (RDBMS)
Em 1970, Edgar F. Codd, um cientista da computação britânico da IBM, publicou “Um modelo relacional de dados para grandes bancos de dados compartilhados”. Na época, o renomado artigo atraiu pouco interesse e poucos entenderam como o trabalho inovador de Codd definiria as regras básicas para armazenamento de dados relacionais, que podem ser simplificadas como:
- Os dados devem ser armazenados e apresentados como relações, ou seja, tabelas que têm relacionamentos entre si, por exemplo, chaves primárias / estrangeiras.
- Para manipular os dados armazenados em tabelas, um sistema deve fornecer operadores relacionais – código que permite que a relação seja testada entre duas entidades. Um bom exemplo é a cláusula WHERE de uma instrução SELECT, ou seja, a instrução SQL SELECT * FROM CUSTOMER_MASTER WHERE CUSTOMER_SURNAME = ‘Smith’ consultará a tabela CUSTOMER_MASTER e retornará todos os clientes com o sobrenome Smith.
Codd posteriormente publicou outro artigo que descreveu as 12 regras que todos os bancos de dados devem seguir para serem qualificados como relacionais. Muitos sistemas de banco de dados modernos não seguem todas as 12 regras, mas esses sistemas são considerados relacionais porque estão em conformidade com pelo menos duas das 12 regras.
A maioria dos sistemas de banco de dados comerciais e de código aberto modernos são de natureza relacional e incluem aplicativos bem conhecidos, por exemplo, Oracle DB (Oracle Corporation); SQL Server (Microsoft) e MySQL e Postgres (código aberto).