Definição – O que significa Sistema de Gerenciamento de Arquivos?
Um sistema de gerenciamento de arquivos é usado para operações de manutenção (ou gerenciamento) de arquivos. É um tipo de software que gerencia arquivos de dados em um sistema de computador.
Um sistema de gerenciamento de arquivos tem recursos limitados e é projetado para gerenciar arquivos individuais ou em grupo, como documentos e registros de escritório especiais. Ele pode exibir detalhes do relatório, como proprietário, data de criação, estado de conclusão e recursos semelhantes úteis em um ambiente de escritório.
Um sistema de gerenciamento de arquivos também é conhecido como gerenciador de arquivos.
Definirtec explica o sistema de gerenciamento de arquivos
Os dados em cada computador são armazenados em um sistema de arquivos hierárquico complexo constituído de diretórios e subdiretórios abaixo deles. Os arquivos são armazenados dentro desses diretórios, geralmente seguindo estruturas hierárquicas pré-determinadas determinadas por instruções de um programa.
No entanto, muitos outros arquivos, como fotos, vídeos e documentos são organizados pelo usuário de acordo com sua própria vontade. Em última análise, um sistema de gerenciamento de arquivos é o software usado para organizar esses arquivos, movê-los e trabalhar com eles. Na verdade, os sistemas de gerenciamento de arquivos cuidam de como os arquivos são organizados e não apenas de como são armazenados.
O componente de rastreamento de um sistema de gerenciamento de arquivos é a chave para a criação e gerenciamento deste sistema, onde documentos contendo vários estágios de processamento são compartilhados e trocados continuamente. Consiste em uma interface simples onde os arquivos armazenados são exibidos. Ele permite ao usuário navegar, mover e classificá-los de acordo com diferentes critérios, como data da última modificação, data de criação, tipo / formato de arquivo, tamanho, etc.
O sistema pode conter recursos como:
- Atribuição de números de documentos na fila para processamento.
- Mapeamento de proprietário e processo para rastrear vários estágios de processamento.
- Geração de relatório.
- Notas.
- Status
- Criar, modificar, mover, copiar, excluir e outras operações de arquivo.
- Adicione ou edite metadados básicos.
Nos sistemas operacionais Microsoft Windows, o sistema de gerenciamento de arquivos padrão é o Windows Explorer. Em computadores Mac, em vez disso, essa função pertence a uma ferramenta chamada Finder. Embora a funcionalidade oferecida por esses sistemas de gerenciamento de arquivos seja bastante básica, eles geralmente são suficientes para a maioria dos usuários.
No entanto, algumas empresas podem desejar ferramentas mais avançadas que possam, por exemplo, entender as diferenças entre arquivos do mesmo formato ou classificá-los de acordo com seu conteúdo.
Sistemas de gerenciamento de arquivos mais avançados podem fornecer funções adicionais, como software de gerenciamento de documentos (DMS), que pode organizar documentos importantes. Os arquivos são atribuídos a um rótulo ou indexados de acordo com seus atributos para construir um banco de dados pesquisável para recuperação mais rápida.
Um sistema de gerenciamento de arquivos não deve ser confundido com um sistema de arquivos, que gerencia todos os tipos de dados e arquivos em um sistema operacional (SO), ou um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS), que possui recursos de banco de dados relacional e inclui uma linguagem de programação para mais manipulação de dados.