Definição – o que significa sistema de computador?
Um sistema de computador é uma configuração de hardware e software básica, completa e funcional com tudo o que é necessário para implementar o desempenho de computação.
Essa é a definição básica de trabalho do sistema de computador como o conhecemos, mas ele passou por muitas mudanças formais nas últimas décadas.
Definirtec explica sistema de computador
Se essa definição aparentemente soa meio abstrata, existem alguns aspectos centrais da computação que um sistema de computador deve facilitar.
Primeiro, existe a capacidade de receber informações do usuário. Depois, há a capacidade de processar dados. Também existe a capacidade de criar informações para armazenamento e saída.
Em poucas palavras, é um sistema de computador, mas entender o que é um sistema de computador também envolve olhar para trás na linha do tempo da evolução do computador ao longo das décadas.
Sistemas de computador: modelos iniciais
Para olhar a história de um sistema de computação, você tem que voltar até a máquina diferencial de Charles Babbage. Este computador, (que nunca foi totalmente construído), antecedeu e prefigurou os mainframes e computadores de grande escala do início do século 20 a máquina Von Neumann e seus semelhantes, como computadores, volumosos e monolíticos, apareceram pela primeira vez no mundo humano.
O Computador Pessoal
Então, o computador pessoal ou desktop nasceu. Esse modelo persistiu por muito tempo, onde a caixa ou shell do computador era o hardware central e usava periféricos como monitor, teclado e mouse, junto com software que alimentava o computador por meio de disquetes.
Sistema operacional
O sistema operacional surgiu logo no início como uma convenção para oferecer suporte ao sistema de computação completo na caixa e garantir que os usuários tivessem uma maneira universal de lidar com o software executado naquele hardware.
Em seguida, além do sistema operacional, aprendemos sobre arquivos, aplicativos e executáveis, os produtos de software reais entregues para execução em um determinado sistema operacional.
laptops
Com o tempo, à medida que a lei de Moore continuou a ser aplicada e o hardware ficou menor, o laptop nasceu. Em seguida, veio o telefone móvel e, eventualmente, o modelo de interface periférica com o mouse, teclado e monitor plugados foi substituído por um único dispositivo de tela de toque, de modo que nenhum periférico foi necessário.
The Cloud
Ao mesmo tempo, um avanço importante do software também foi aplicado. A nuvem e o software como modelos de armazenamento significaram que o software passou a ser entregue digitalmente através da Internet, em vez de ser vendido em mídia física como disquetes e, posteriormente, discos compactos. O software “pronto para usar” tornou-se um tanto obsoleto, especialmente em TI corporativa.
Virtualização
Mais recentemente, a virtualização revolucionou a forma como pensamos nas configurações de hardware e software. Um sistema de computação moderno pode não consistir em uma peça de hardware em si – ele pode consistir em um sistema de computador virtualizado ou máquina virtual que usa recursos de uma grade para operar.
Portanto, o que consideramos um sistema de computação mudou na forma, mas não, em aspectos essenciais, em substância. Ele ainda tem todos esses recursos básicos: receber entrada do usuário, processar dados e armazenar informações – ele simplesmente faz isso de maneiras muito mais elegantes e eficientes.
Conforme a interface evolui e nos aproximamos de um novo mundo de IA e aprendizado de máquina, vemos o que os sistemas de computação avançada podem ter.