Definição – O que significa Sistema de Computação Distribuída?
Computação distribuída é um conceito de computação que, em seu sentido mais geral, se refere a vários sistemas de computador trabalhando em um único problema. Na computação distribuída, um único problema é dividido em várias partes, e cada parte é resolvida por diferentes computadores. Enquanto os computadores estiverem em rede, eles podem se comunicar entre si para resolver o problema. Se feito corretamente, os computadores funcionam como uma única entidade.
O objetivo final da computação distribuída é maximizar o desempenho conectando usuários e recursos de TI de maneira econômica, transparente e confiável. Ele também garante tolerância a falhas e permite acessibilidade de recursos no caso de falha de um dos componentes.
Definirtec explica sistema de computação distribuída
A ideia de distribuir recursos em uma rede de computadores não é nova. Isso começou com o uso de terminais de entrada de dados em computadores mainframe, depois mudou para minicomputadores e agora é possível em computadores pessoais e arquitetura cliente-servidor com mais camadas.
Uma arquitetura de computação distribuída consiste em várias máquinas clientes com agentes de software muito leves instalados com um ou mais servidores de gerenciamento de computação distribuída dedicados. Os agentes em execução nas máquinas clientes geralmente detectam quando a máquina está ociosa e enviam uma notificação ao servidor de gerenciamento de que a máquina não está em uso e disponível para um trabalho de processamento. Os agentes então solicitam um pacote de aplicativos. Quando a máquina cliente recebe este pacote de aplicativo do servidor de gerenciamento para processar, ela executa o software aplicativo quando tem ciclos de CPU livres e envia o resultado de volta ao servidor de gerenciamento. Quando o usuário retorna e requer os recursos novamente, o servidor de gerenciamento retorna os recursos que estava usando para realizar diferentes tarefas na ausência do usuário.