Sistema de compartilhamento de tempo incompatível (seu)

Definição – O que significa o Incompatible Timesharing System (ITS)?

Incompatible Timesharing System (ITS) é um sistema operacional antigo escrito em linguagem assembly. Foi desenvolvido principalmente pelo Laboratório de Inteligência Artificial com a contribuição do seminal Projeto MAC do Massachusetts Institute of Technology (MIT). ITS suporta Processador de Dados Programado-6 e Processador de Dados Programado-10.

Tanto o ITS quanto os aplicativos desenvolvidos nele foram influentes em termos de impacto técnico. Alguns dos aplicativos importantes desenvolvidos no ITS foram informações do EMACS e do GNU. Algumas linguagens de programação como MacLisp (o precursor do Zeta lisp e do Lisp comum), Micro Planner, MDL e Scheme também foram desenvolvidas em ITS. O ITS também foi um fator crucial no desenvolvimento da cultura hacker, que surgiu na cultura da computação do MIT nos anos 1960.

Definirtec explica Incompatible Timesharing System (ITS)

O ITS OS foi desenvolvido no final dos anos 1960 e continuou a ser usado até 1990 no MIT e até 1995 no Stacken Computer Club na Suécia.

Algumas das características técnicas importantes do ITS são as seguintes:

  • O sistema operacional continha a primeira saída de terminal gráfico independente de dispositivo. O conteúdo da tela era controlado por meio de comandos genéricos criados por um programa. O conteúdo era geralmente traduzido em uma sequência de caracteres dependentes de dispositivo definidos pelo terminal que o programador estava usando.
  • Dispositivos virtuais eram suportados em software executado em processos de usuário chamados trabalhos.
  • Ele forneceu acesso ao sistema de arquivos entre máquinas e foi o primeiro sistema operacional a incluir esse recurso.
  • Ele forneceu um gerenciamento de processo sofisticado no qual os processos eram organizados em uma árvore. Qualquer processo pode ser congelado de forma transparente ou reiniciado a qualquer momento.
  • Foi fornecido um recurso de interrupção de software altamente avançado, que pode operar de forma assíncrona.
  • Suportava operações em tempo real e time-sharing, que funcionavam simultaneamente.