Definição – O que significa Sistema de Compartilhamento de Tempo Compatível (CTSS)?
O Compatible Time Sharing System (CTSS) foi desenvolvido no MIT Computation Center nas décadas de 1960 e 1970. O design do CTSS representa o início da ideia de que os sistemas operacionais podem funcionar em vários segmentos ou “multitarefa”.
Definirtec explica o Sistema de Compartilhamento de Tempo Compatível (CTSS)
O Sistema de Compartilhamento de Tempo Compatível original era compatível com as versões anteriores do Sistema Fortran Monitor. Funcionou em um computador mainframe IBM 7094 com dois bancos de 32K de memória central. O segundo banco foi usado para implementação de timesharing. O CTSS foi conectado a impressoras, leitores de cartões perfurados e unidades de fita.
Compartilhamento de tempo significa que o sistema pode alocar recursos para duas tarefas ou processos ao mesmo tempo. Esse foi um grande avanço, já que os mainframes e sistemas de computador anteriores funcionavam apenas em um processo de cada vez, de maneira linear. Time sharing e sistemas multiprocessos e multi-thread pavimentaram o caminho para sistemas operacionais altamente avançados das últimas três décadas.
Eventualmente, projetos como o CTSS deram lugar a sistemas MS-DOS mais modernos na década de 1980 e aos sistemas Windows e OSx modernos em uso hoje.