Definição – o que significa Z File System (ZFS)?
O Z File System (ZFS) é um gerenciador de volume lógico e sistema de arquivos de código aberto criado pela Sun Microsystems, originalmente para seu sistema operacional Solaris. Ele agora é usado em muitos sistemas operacionais, incluindo FreeBSD, NetBSD, Mac OS X Server 10.5 e várias distribuições de Linux através do ZFS-FUSE. O recurso mais distinto do ZFS é o armazenamento em pool, onde vários dispositivos de armazenamento são tratados como um grande pool, em vez de dispositivos separados e unidades lógicas. O armazenamento pode ser obtido do pool e alocado para outros sistemas de arquivos, e o pool pode ser aumentado adicionando novos dispositivos de armazenamento ao pool. Este é o mesmo método de alocação de recursos usado em um ambiente de nuvem multilocatário.
Definirtec explica o Z File System (ZFS)
ZFS é um sistema de arquivos avançado projetado pela Sun Microsystems para superar muitos dos problemas que os designs de sistema de arquivos anteriores tinham, como prevenção de erros e gerenciamento de volume. O ZFS inclui proteção contra corrupção de dados, suporte para vários dispositivos de armazenamento e alta capacidade de armazenamento sem degradar o desempenho, e usa conceitos como gerenciamento de volume, clones copy-on-write, instantâneos, verificação contínua de integridade e reparo automático quando erros são encontrados. Ele também usa um modelo de replicação de dados semelhante ao RAID-5, que é chamado RAID-Z, e elimina uma falha fatal no RAID-5 chamada de “buraco de gravação”, que causa um problema quando um bloco de dados é gravado em uma fração, mas uma falha de energia ou interrupção ocorre pouco antes de o bloco de paridade ser gravado, resultando em dados inconsistentes.
Principais objetivos de design do ZFS:
- Integridade dos dados – a soma de verificação sempre é gravada com os dados e é calculada novamente quando esses dados são lidos. Se houver uma incompatibilidade na soma de verificação, o que indica um erro, o ZFS tenta corrigir automaticamente o erro se houver redundância de dados disponível (backups).
- Armazenamento em pool – Todos os dispositivos de armazenamento são adicionados a um pool, que pode ser alocado para outros sistemas de arquivos ou devolvido. Isso o torna mais fácil de gerenciar, pois um único pool é mais simples do que várias unidades físicas e lógicas. Para aumentar o pool, novos dispositivos de armazenamento podem ser adicionados.
- Desempenho – o desempenho aumenta com o emprego de vários mecanismos de cache. O ZFS usa um cache de substituição adaptável (ARC), que é um cache de leitura avançado baseado em memória, junto com um segundo L2ARC, que pode ser adicionado quando necessário, e um cache de gravação síncrona baseado em disco, que está disponível através do ZIL (intenção ZFS registro).