Definição – O que significa Sistema de Arquivos Virtual (VFS)?
Um sistema de arquivos virtual (VFS) é uma camada de abstração que reside acima de um sistema de arquivos e fornece uma interface entre o kernel e o sistema de arquivos. Por meio de um VFS, os aplicativos cliente podem acessar diferentes sistemas de arquivos.
Um VFS também é conhecido como comutador de sistema de arquivos virtual (VFS).
Definirtec explica Virtual File System (VFS)
Pense em um sistema de arquivos virtual (VFS) como um contêiner gerenciável que fornece virtualmente a funcionalidade de um sistema de arquivos.
Durante cada inicialização do sistema de arquivos, o sistema de arquivos se registra no VFS. Isso ocorre quando o sistema operacional (SO) se inicializa na inicialização. Os sistemas de arquivos reais geralmente são construídos como módulos carregáveis ou diretamente no kernel.
O VFS também mantém um cache de pesquisas de diretório para que inodes para diretórios acessados com frequência possam ser localizados facilmente. Por exemplo, um VFS pode acessar de forma transparente dispositivos de armazenamento local e de rede sem o aplicativo cliente, conhecendo os sistemas de arquivos reais, e até mesmo pode superar a disparidade entre os sistemas de arquivos Windows, Mac OS e UNIX.