Definição – O que significa Sistema de Arquivos Distribuídos (DFS)?
Um sistema de arquivos distribuído (DFS) é um sistema de arquivos com dados armazenados em um servidor. Os dados são acessados e processados como se estivessem armazenados na máquina cliente local.
O DFS torna conveniente compartilhar informações e arquivos entre os usuários em uma rede de forma controlada e autorizada. O servidor permite que os usuários do cliente compartilhem arquivos e armazenem dados como se estivessem armazenando as informações localmente. No entanto, os servidores têm controle total sobre os dados e fornecem controle de acesso aos clientes.
Definirtec explica sistema de arquivos distribuídos (DFS)
Como houve um crescimento excepcional na computação baseada em rede, os aplicativos baseados em cliente / servidor trouxeram revoluções no processo de construção de sistemas de arquivos distribuídos.
O compartilhamento de recursos de armazenamento e informações em uma rede é um dos principais elementos tanto em redes locais (LANs) quanto em redes remotas (WANs). Diferentes tecnologias, como DFS, foram desenvolvidas para trazer conveniência e eficiência ao compartilhamento de recursos e arquivos em uma rede, à medida que as próprias redes também evoluem.
Um processo envolvido na implementação do DFS é fornecer controle de acesso e controles de gerenciamento de armazenamento ao sistema do cliente de forma centralizada. Os servidores envolvidos devem ser capazes de distribuir dados com destreza suficiente.
A transparência também faz parte dos processos centrais no DFS. Os sistemas devem ser projetados de forma que os arquivos sejam acessados, armazenados e gerenciados nas máquinas clientes locais, enquanto o próprio processo é mantido nos servidores.
A transparência traz conveniência para o usuário final em uma máquina cliente, enquanto o sistema de arquivos de rede gerencia com eficiência todos os processos. Geralmente, um DFS é usado em uma LAN, mas pode ser usado em uma WAN ou na Internet, ou em novas configurações de SD-WAN e outros novos estilos e métodos de rede.
Um DFS permite opções de compartilhamento de armazenamento e dados eficientes e bem gerenciados em uma rede em comparação com outras opções. Outra opção para usuários na computação baseada em rede é um sistema de arquivos em disco compartilhado. Um sistema de arquivo de disco compartilhado coloca o controle de acesso nos sistemas do cliente, de forma que os dados fiquem inacessíveis quando o sistema do cliente ficar offline. O DFS, entretanto, é tolerante a falhas e os dados são acessíveis mesmo se alguns dos nós da rede estiverem offline.
Benefícios dos modelos DFS
O sistema de arquivos distribuído traz alguns benefícios comuns.
Um DFS torna possível restringir o acesso ao sistema de arquivos, dependendo das listas de acesso ou recursos nos servidores e clientes, dependendo de como o protocolo é projetado.
Além disso, como o servidor também fornece um único ponto central de acesso para solicitações de dados, ele é tolerante a falhas (conforme mencionado acima), pois ainda funcionará bem se alguns dos nós forem colocados off-line. Isso se encaixa com algumas das razões pelas quais o DFS foi desenvolvido em primeiro lugar – o sistema ainda pode ter essa integridade se algumas estações de trabalho forem movidas.
DFS e backup
Ironicamente, embora um servidor DFS seja valorizado por ser um único ponto central de acesso, outro servidor também pode estar em jogo. No entanto, isso não significa que não haverá aquele único ponto de acesso central. O segundo servidor será para backup.
Como as empresas investem em ter um servidor DFS central, elas se preocupam com a possibilidade de o servidor ser comprometido de alguma forma. O backup de todos os dados em um local separado garante o tipo certo de redundância para tornar o sistema totalmente tolerante a falhas, mesmo se o próprio rei (o servidor primário) for derrubado por algo como um ataque DDoS ou outra coisa.
Os sistemas DFS, como outros sistemas, continuam a inovar. Com novos tipos de controles de rede e sistemas de virtualização, o DFS moderno geralmente se beneficia do particionamento lógico ou de outros avanços em hardware e software.