Definição – O que significa Common Internet File System (CIFS)?
O Common Internet File System (CIFS) é um protocolo de compartilhamento de arquivos que fornece um mecanismo aberto e de plataforma cruzada para solicitar arquivos e serviços do servidor de rede. O CIFS é baseado na versão aprimorada do protocolo SMB (Server Message Block) da Microsoft para compartilhamento de arquivos na Internet e intranet.
Definirtec explica Common Internet File System (CIFS)
CIFS – um protocolo de compartilhamento de arquivos importante devido à sua ampla gama de recursos – inclui aprimoramentos adequados para criação e compartilhamento de arquivos na Internet. CIFS é normalmente usado em sistemas operacionais de estação de trabalho e servidor e era um protocolo nativo de compartilhamento de arquivos no Windows 2000. CIFS também é usado em sistemas embarcados e de dispositivo. Produtos de armazenamento recentes, como Storage Area Network (SAN) e Network Access Server (NAS), são baseados em CIFS.
Os recursos do protocolo CIFS com suporte incluem:
- Acesso a arquivos: oferece suporte a operações básicas de arquivos, como abrir, fechar, ler, gravar e buscar.
- Bloqueio de arquivos e registros: oferece suporte para acesso desbloqueado a arquivos e recursos como bloqueio de arquivos e registros.
- Cache seguro, leitura antecipada e write-behind: Facilita o cache, leitura antecipada e write-behind para arquivos seguros e até mesmo facilita essas operações para arquivos seguros desbloqueados.
- Notificação de alteração de arquivo: Quando o conteúdo do arquivo ou diretório é modificado, o servidor é notificado.
- Negociação de versão de protocolo: o CIFS tem muitas versões e subversões, conhecidas como dialetos, que são negociadas por sistemas de rede.
- Atributos estendidos: suporta a adição de atributos que não são do sistema de arquivos, como nome do autor, conteúdo e descrição.
- Volumes virtuais replicados distribuídos: oferece suporte a subárvores do sistema de arquivos com vários volumes e servidores. Arquivos e diretórios podem ser movidos para servidores diferentes sem alterar os nomes. As subárvores podem ser replicadas para tolerância a falhas e compartilhamento de carga.
- Solicitações em lote: facilita o envio em lote de várias solicitações como mensagens únicas para reduzir as latências de ida e volta. As mensagens são classificadas em mensagens de estabelecimento de conexão, espaço de nomes e mensagens de manipulação de arquivo, mensagens de impressora e mensagens diversas.