Definição – O que significa Direct Access File System (DAFS)?
O DAFS (Direct Access File System) é um protocolo padrão de compartilhamento de arquivos, que é um sistema de arquivos distribuído baseado em transportes de acesso direto. Ele usa arquitetura de interconexão de memória para memória e é projetado para redes de área de armazenamento para impor transferências de dados em massa entre os buffers de aplicativos da máquina sem formar pacotes de dados. Os aplicativos que usam DAFS transferem dados de e para buffers de aplicativos sem um sistema operacional (SO), o que libera o processador para outros processos além de disponibilizar arquivos para servidores que usam SOs diferentes.
Desenvolvido em 1996 pela Intel, Compaq e Microsoft como um mecanismo de transporte de dados para armazenamento conectado à rede que usa a arquitetura de interface virtual, o DAFS é baseado em protocolos de sistema de arquivos de rede versão 4, além de recursos de protocolo para transferência direta de dados que usam remote direct acesso à memória (RDMA), bloqueio confiável, recuperação de sessão, entrada / saída dispersa (I / O) e I / O de lista de coleta, etc.
Definirtec explica Direct Access File System (DAFS)
O DAFS foi projetado para facilitar um cliente do sistema de arquivos no nível do usuário, no qual um cliente DAFS pode ser executado como uma biblioteca de aplicativos acima do kernel do sistema operacional com atividade do kernel limitada ao suporte de dispositivo de rede e gerenciamento de memória. Essa estrutura melhora a portabilidade, o desempenho e a confiabilidade, ao mesmo tempo que fornece aplicativos de E / S totalmente assíncronos com cache direto e controle de movimentação de dados.
O DAFS foi inicialmente introduzido para combinar a baixa sobrecarga de uma rede de área de armazenamento (SAN) com transporte de acesso direto para aplicativos de leitura e gravação. O DAFS assume transporte de rede confiável e oferece controle de fluxo de comando orientado para servidor.
DAFS oferece suporte a variantes diretas das principais operações de transferência de dados, incluindo leitura, gravação, setattr e getattr. As operações diretas transferem dados diretamente para e de regiões de memória fornecidas pelo cliente usando operações de leitura ou gravação RDMA. O cliente deve registrar cada região de memória com o kernel local antes de solicitar qualquer I / O direto na região. Portanto, a interface de programação de aplicativo (API) DAFS define primitivas para registrar e cancelar o registro de regiões de memória para uma E / S direta. A API também oferece suporte a uma interface totalmente assíncrona, permitindo que os clientes canalizem as operações de I / O e se sobreponham ao processamento do aplicativo existente.