Definição – o que significa o VMware Virtual Machine File System (VMware VMFS)?
O sistema de arquivos de máquina virtual VMware (VMware VMFS) é um sistema de arquivos de máquina virtual usado no software VMware ESX Server para armazenar arquivos em um ambiente virtualizado. O VMware VMFS foi projetado para armazenar arquivos, imagens e capturas de tela em uma máquina virtual. Várias máquinas virtuais podem compartilhar um único sistema de arquivos de máquina virtual. Sua capacidade de armazenamento pode ser aumentada abrangendo vários VMFS. Este sistema de arquivos não é obrigatório e, portanto, não é instalado com todas as máquinas virtuais.
VMware VMFS gerencia a criação, alocação e gerenciamento de armazenamento virtualizado para todos os diferentes conjuntos de máquinas virtuais e servidores criados com o conjunto de ferramentas e tecnologias da VMware. VMware VMFS também é conhecido como VMFS vStorage.
Definirtec explica VMware Virtual Machine File System (VMware VMFS)
A VMware introduziu a infraestrutura virtual (VI) para atender à necessidade de uma mudança na infraestrutura de TI tradicional que forneceria soluções mais baratas e confiáveis para administradores de rede e sistema. Com o VI, tudo é virtualizado e os administradores podem obter a produção máxima com recursos mínimos. Na infraestrutura de TI tradicional, discos rígidos, discos ópticos e fitas eram usados como mídia de armazenamento, mas no VI, o VMFS fornece um sistema de arquivos confiável e seguro.
VMFS é um sistema de arquivos em cluster que permite ao mundo da virtualização evitar as limitações de outros sistemas de armazenamento de arquivos. O VMFS foi projetado especificamente para um ambiente virtual e, portanto, diferentes recursos e benefícios são derivados.
A seguir estão os principais recursos do VMFS:
- Ele simplifica os problemas de armazenamento de máquinas virtuais, pois várias máquinas virtuais instaladas em diferentes servidores ESX podem compartilhar uma única área de armazenamento compartilhada.
- Várias instâncias de um servidor ESX são executadas simultaneamente e compartilham VMFS.
- O VMFS oferece forte suporte à infraestrutura distribuída de virtualização usando vários serviços VMware.
VMFS também tem algumas limitações, incluindo:
- Ele só pode ser compartilhado com 64 servidores ESX por vez.
- O suporte para números de unidade lógica é limitado a 2 TB