Definição – O que significa Sistema de Apoio à Decisão (DSS)?
Um sistema de suporte à decisão (DSS) é um aplicativo baseado em computador que coleta, organiza e analisa dados de negócios para facilitar a tomada de decisões de negócios de qualidade para gerenciamento, operações e planejamento. Um DSS bem projetado auxilia os tomadores de decisão na compilação de uma variedade de dados de muitas fontes: dados brutos, documentos, conhecimento pessoal de funcionários, gestão, executivos e modelos de negócios. A análise DSS ajuda as empresas a identificar e resolver problemas e tomar decisões.
Definirtec explica Sistema de Apoio à Decisão (DSS)
A análise da tomada de decisão foi conduzida pelo Carnegie Institute of Technology no final dos anos 1950 e início dos 1960. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) aplicou a tecnologia do computador à teoria da tomada de decisão na década de 1960. Na década de 1980, pesquisas intensivas sobre DSS estavam em andamento e novas teorias e conceitos emergiram de modelos de DSS de usuário único, incluindo sistemas de apoio à decisão organizacional (ODSSs), sistemas de apoio à decisão de grupo (GDSSs) e sistemas de informação executiva (EISs). Em 1990, o DSS foi ampliado para incluir armazenamento de dados e processamento analítico online.
As informações típicas coletadas por um DSS podem incluir:
- Receita projetada e números de vendas, alguns baseados em projeções de vendas de novos produtos
- Números de vendas comparativos entre os períodos selecionados
- Dados de inventário organizados em bancos de dados relacionais para análise oportuna
Em alguns aplicativos de DSS, a análise oportuna inclui as consequências de diferentes alternativas de decisão.
Os aplicativos DSS são usados em muitos campos diversos, incluindo diagnóstico médico, verificação de empréstimo de crédito, avaliação de propostas em projetos de engenharia, gestão comercial e empresarial, produção agrícola na fazenda e níveis de política, gestão florestal e ferrovia (para avaliação de trilhos defeituosos).