Definição – O que significa Sistema de Antena Distribuída (DAS)?
Um sistema de antena distribuída (DAS) é uma rede de nós de antena separados espacial ou geograficamente que são conectados a uma fonte comum através de um meio de transporte ou comunicação para fornecer serviço de comunicação sem fio em uma localidade ou edifício específico. Um DAS pode ser implantado em ambientes internos (iDAS) para fornecer conectividade de rede ou celular em um edifício ou ao ar livre (oDAS) em áreas onde a cobertura sem fio regular não chega.
Definirtec explica Sistema de Antena Distribuída (DAS)
Um sistema de antena distribuída é uma forma de estender a cobertura de uma determinada rede, como uma rede celular ou rede de computadores sem fio. Todas as antenas são espaçadas entre si de forma que cada uma seja capaz de dar cobertura total sem muita sobreposição com as áreas de cobertura das outras antenas, minimizando o número de antenas necessárias para cobrir uma área específica.
Todas as antenas em um DAS são simplesmente extensores para cobertura de sinal e estão todas conectadas a um controlador central que, por sua vez, é conectado a uma estação base da operadora. O espectro de RF coberto por um DAS é licenciado para operadoras sem fio, portanto, as empresas não podem implantar um DAS por conta própria e devem sempre envolver uma operadora, tornando a implantação a fase mais cara de um projeto DAS.
Um DAS pode ser passivo ou ativo. Um DAS passivo simplesmente pega os sinais sem fio de uma antena e os passa por cabos alimentadores “com vazamento” que atuam como antenas em todo o edifício; o vazamento de sinal distribui os sinais. Um DAS ativo pega os sinais sem fio de uma antena externa e os passa para outras antenas por meio de cabos de fibra enquanto é aumentado e amplificado ao longo do caminho.