Definição – O que significa Basic Input / Output System (BIOS)?
Um sistema básico de entrada / saída (BIOS) é um programa pré-instalado usado durante a inicialização em computadores baseados no Windows. A CPU acessa inicialmente o BIOS, após o qual o sistema operacional é carregado.
Um sistema básico de entrada / saída também é conhecido como BIOS do sistema ou ROM BIOS.
Definirtec explica o sistema básico de entrada / saída (BIOS)
O BIOS é um software integrado que contém código genérico necessário para controlar o teclado, telas de exibição, unidades de disco e outras funções. O objetivo principal do BIOS é configurar o hardware e depois carregar e iniciar um sistema operacional. O BIOS é colocado em um chip ROM não volátil dentro do computador, garantindo a disponibilidade do BIOS em todos os momentos e evitando falha acidental do disco. O BIOS verifica todas as conexões de hardware e localiza os dispositivos, após o que o sistema operacional é carregado na memória do computador.
O software BIOS foi projetado para funcionar com os vários dispositivos que constituem um chipset de sistema complementar. A biblioteca BIOS tem certas funções usadas para operar e controlar periféricos do sistema, que podem ser iniciadas por um software externo.
Os usuários que usam a interface de usuário do BIOS podem executar funções como:
- Ajustando o relógio do sistema
- Ativando e desativando certos componentes do sistema
- Configuração de hardware
- Seleção de unidades de inicialização
- Definir solicitações de senha para acesso seguro à função de interface de usuário do BIOS
Os PCs modernos têm BIOS armazenada em memória regravável, permitindo que o conteúdo seja regravado ou substituído. Essa reescrita de conteúdo é chamada de flashing e é executada por meio de um programa especial fornecido pelos fabricantes do sistema.